Os Embaixadores da Morte, ou The Ambassadors of Death, é o terceiro arco da 7ª Temporada e foi transmitido originalmente entre 21 de março e 2 de maio de 1970. O roteiro da série foi creditado a David Whitaker, mas foi finalizado principalmente por Malcolm Hulke e Trevor Ray. A direção ficou a cargo de Michael Ferguson.
Sinopse:
Com a UNIT encarregada da segurança, o programa espacial britânico, sob o comando de Ralph Cornish, supervisa o lançamento da sonda Recovery, que foi enviada à órbita para estabelecer contato com a Mars Probe, perdida em Marte, e seus três astronautas, que perderam contato com a Terra oito meses atrás. O piloto da Recovery faz contato, mas é silenciado por um som não terrestre. Preocupado, o Doutor e sua assistente Liz Shaw vão para o centro espacial começar a investigar esse intrigante mistério.
Curiosidades e Bastidores:
As filmagens em locações ocorreram durante janeiro e fevereiro de 1970 na Blue Circle Cement em Kent, Marlow Lock em Buckinghamshire, Southall Gas Works em Middlesex e vários locais em Aldershot, Hampshire. As gravações em estúdio ocorreram então durante fevereiro e março de 1970. O alienígena por baixo do traje espacial foi obtido cobrindo o rosto do ator com maquiagem azul, lenço de papel e borracha de látex. Como era desconfortável para os atores, a maquiagem foi aplicada pouco antes de começarem a filmar. Como a história deveria se passar no final da década de 1970, o traje espacial foi projetado como uma versão futurística. Roy Scammell atuou como dublê de Caroline John quando ela é perseguida em Bessie e capturada na barragem. Seu marido, Geoffrey Beevers, aparece brevemente como um operador de rádio da UNIT, creditado como "Soldado Johnson".
Apesar do arco ter sido gravado em fita de vídeo colorida, apenas o episódio 1 está conservado em seu formato original. Os outros seis episódios foram conservados somente como cópias em filme preto e branco e gravações domésticas coloridas feitas a partir de uma retransmissão nos Estados Unidos na década de 1970. Essa gravação estava severamente afetada por interferências que por vezes fazia a imagem ficar ilegível.
Em maio de 2002, o Doctor Who Restoration Team, para o lançamento em VHS, combinou a informação de cor útil da gravação doméstica com a imagem em preto e branco das cópias em celuloide, criando uma imagem colorida de alta qualidade. Com isso, quase a metade do arco foi apresentada colorida, incluindo o Episódio 5 completo e fragmentos dos episódios 2, 3, 6 e 7. O resto, incluindo todo o episódio 4, não foi possível restaurar, ficando em preto e branco.
Oui e Merci, falados no episódio 1, significam respectivamente "sim" e "obrigada(o)" em francês. E entre os títulos provisórios estão Os Invasores de Marte (The Invaders from Mars) e Os Portadores da Morte (The Carriers of Death).
No primeiro episódio, o Doutor faz uma referência à destruição dos silurianos por parte do brigadeiro no final da série anterior. Benton foi promovido a cabo desde sua aparição em A Invasão.
No primeiro episódio, o Doutor faz uma referência à destruição dos silurianos por parte do brigadeiro no final da série anterior. Benton foi promovido a cabo desde sua aparição em A Invasão.
David Whitaker, apesar de ser o único roteirista creditado da série, escreveu apenas os três primeiros episódios. Trevor Ray, o editor assistente de roteiro da série, completou o primeiro episódio; Malcolm Hulke finalizou os episódios dois e três e escreveu os quatro episódios restantes. De acordo com o editor de roteiro Terrance Dicks, ele trabalhou sob pressão para concluir os roteiros com Hulke, em um processo semelhante ao de Os Jogos de Guerra da temporada anterior:
"David Whitaker... tinha passado por quatro ou cinco rascunhos e você chega a um ponto em que escreve tanto que só piora. O que estava acontecendo era que a necessidade do roteiro era muito urgente, e eu invadi Peter [Bryant] e Derrick [Sherwin] [produtor e editor de roteiro que estava deixando a série] e disse: 'Olha, temos cinco rascunhos disso. David está farto disso, ele não sabe o que fazer. O que precisamos fazer é pagar David integralmente e Mac [Hulke] e eu terminaremos.' E foi basicamente isso que fizemos. Garanti que David recebesse o cachê integral de todos os seus episódios, pelo trabalho que ele teve, e Mac e eu pegamos a essência da história dele e quase fizemos um 'Jogos de Guerra' — escrevemos novos roteiros muito rápido — e isso transparece. Mas teve seus momentos." - Terrance Dicks, editor de roteiro, entrevistado por Graeme Burk e Robert Smith.
David Whitaker considerou esta a sua história menos favorita entre as que escreveu, possivelmente porque acabou escrevendo muito pouco dela; a maior parte da história foi, na verdade, reescrita por Malcolm Hulke, que não foi creditado por motivos contratuais. Os Embaixadores da Morte acabaram sendo a contribuição final de Whitaker para a série.
O texto de produção do DVD Os Embaixadores da Morte revelou que Reegan e sua gangue eram originalmente irlandeses e sugere que isso foi mudado depois que os conflitos na Irlanda do Norte começaram: "No geral, pode não ter sido o melhor momento para mostrar bandidos irlandeses planejando usar uma nova arma poderosa."
No documentário em DVD Terrance Dicks: Fact & Fiction (incluído no DVD de Horror de Fang Rock), Dicks explicou que, para a cena em que Carrington e o sargento sequestram o caminhão que transportava a cápsula, ele havia elaborado uma sequência com "o escritor" (presumivelmente Malcolm Hulke) na qual os dois homens posicionam uma placa de desvio, um policial falso para o caminhão na placa e, em seguida, puxa o motorista para fora antes de partir. A intenção era reduzir custos, mas Michael Ferguson achou que não era emocionante o suficiente. Ele então convenceu Barry Letts a usar a sequência usada no episódio final, o que acabou resultando em estouro do orçamento. Posteriormente, Dicks perguntou a Ferguson por que ele havia negligenciado seu método mais econômico e o transformado em um "espetáculo de James Bond". Ferguson respondeu: "Bem, Terrance, coloque desta forma: você estava fazendo o seu trabalho e eu estava fazendo o meu".
O console da TARDIS é mostrado pela primeira vez fora da própria TARDIS. Como a TARDIS havia sido temporariamente "arquivada" como um dispositivo de enredo, os elementos da sala do console também foram, e foram guardados. O console foi retirado para gravação em estúdio em fevereiro de 1970. Agora com sete anos de uso, sofreu um certo desgaste, exigindo a adição de botões e maçanetas de substituição para aqueles que haviam caído. Fez sua última aparição no arco seguinte antes que os danos ao console fossem diagnosticados como extensos o suficiente para justificar uma reformulação.
O segundo e o terceiro episódios originalmente apresentavam um personagem do exército chamado Tenente Pollard. O professor Heldorf era inicialmente um cientista alemão chamado Kuhn. Dobson foi originalmente chamado de Dawson e Carrington foi originalmente chamado de Cunningham, enquanto o nome de Taltalian foi originalmente escrito “Taltalien”.
As duas lendas na van de Reegan inicialmente se referiam à Progressive Launderers Ltd e à Mason's Bakery, mas depois foram alteradas para Hayhoe Launderers Ltd e Silcock Bakeries em homenagem à gerente assistente Margot Hayhoe e à assistente do diretor Pauline Silcock.
Caroline John foi solicitada a dirigir Bessie para uma sequência de perseguição, mas ela não tinha carteira de motorista na época. Ela foi forçada a usar uma peruca loira no local, pois seu cabelo ficava muito crespo na chuva.
O chroma key foi amplamente utilizado para representar a nave alienígena. Para criar o efeito do Doutor flutuando no ar, Jon Pertwee subiu em uma empilhadeira (coberta de material azul) e foi então baixado até o solo.
Como resultado da cobertura da BBC da final da FA Cup de 1970 ter ultrapassado o horário previsto, o episódio quatro foi transmitido mais tarde, às 17h45, em vez do horário programado para 17h15.
As filmagens em locações ocorreram durante janeiro e fevereiro de 1970 na Blue Circle Cement em Kent, Marlow Lock em Buckinghamshire, Southall Gas Works em Middlesex e vários locais em Aldershot, Hampshire. As gravações em estúdio ocorreram então durante fevereiro e março de 1970. O alienígena por baixo do traje espacial foi obtido cobrindo o rosto do ator com maquiagem azul, lenço de papel e borracha de látex. Como era desconfortável para os atores, a maquiagem foi aplicada pouco antes de começarem a filmar. Como a história deveria se passar no final da década de 1970, o traje espacial foi projetado como uma versão futurística. Roy Scammell atuou como dublê de Caroline John quando ela é perseguida em Bessie e capturada na barragem. Seu marido, Geoffrey Beevers, aparece brevemente como um operador de rádio da UNIT, creditado como "Soldado Johnson".
Apesar do arco ter sido gravado em fita de vídeo colorida, apenas o episódio 1 está conservado em seu formato original. Os outros seis episódios foram conservados somente como cópias em filme preto e branco e gravações domésticas coloridas feitas a partir de uma retransmissão nos Estados Unidos na década de 1970. Essa gravação estava severamente afetada por interferências que por vezes fazia a imagem ficar ilegível.
Em maio de 2002, o Doctor Who Restoration Team, para o lançamento em VHS, combinou a informação de cor útil da gravação doméstica com a imagem em preto e branco das cópias em celuloide, criando uma imagem colorida de alta qualidade. Com isso, quase a metade do arco foi apresentada colorida, incluindo o Episódio 5 completo e fragmentos dos episódios 2, 3, 6 e 7. O resto, incluindo todo o episódio 4, não foi possível restaurar, ficando em preto e branco.
A história foi feita inteiramente em fita de vídeo colorida PAL de 625 linhas. No entanto, até 2011, todas as fitas de vídeo PAL de 625 linhas, exceto o episódio um, foram perdidas (tendo sido apagadas para reutilização ou descartadas), e a história estava disponível apenas como telegravações em filme preto e branco de 16 mm. As únicas fitas de vídeo coloridas existentes dos episódios dois a sete eram gravações de vídeo off-air NTSC de 525 linhas, padrão não transmitido, recuperadas do Canadá na década de 1980, com os episódios dois a quatro, seis e sete apresentando uma falha intermitente no sinal de cor — resultando em padrões semelhantes a arco-íris sendo sobrepostos na imagem. Embora o episódio cinco tenha sido restaurado com sucesso para cores, a interferência mencionada fez com que inúmeras tentativas de restauração nos episódios restantes falhassem até que a Equipe de Restauração recolorisse a história usando a técnica de recuperação de colorização de pontos cromáticos empregada no episódio três de Planeta dos Daleks.
Nos episódios 5 e 7, John Levene reprisa o papel de Benton, membro da UNIT, agora promovido a sargento, que havia sido visto pela primeira vez na história da 6ª temporada, A Invasão. Benton se tornou um personagem semi-regular a partir desta história. Ronald Allen havia aparecido na temporada anterior como um dos antagonistas homônimos em Os Dominadores. John Abineri havia aparecido anteriormente na história da 5ª temporada, Fúria das Profundezas. William Dysart havia aparecido anteriormente em Os Escoceses. Peter Halliday, que forneceu as vozes dos alienígenas e também forneceu as vozes dos Silurianos na história anterior, apareceu pela primeira vez em Dr. Who em A Invasão na temporada anterior. Cyril Shaps anteriormente interpretou Viner em A Tumba dos Cybermen.
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