sábado, 3 de maio de 2025

052 - Os Silurianos

Divulgação
Os Silurianos, ou Doctor Who and the Silurians, é o segundo arco da 7ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 31 de janeiro e 14 de março de 1970. Foi escrito por Malcolm Hulke e dirigido por Timothy Combe.

Duração total dos dez episódios: 2:48:45

Sinopse:

Um centro experimental de pesquisa de energia nuclear em algumas cavernas sob uma charneca está experimentando drenos de energia misteriosos e colapsos mentais entre os funcionários. O Doutor e Liz Shaw encontram o brigadeiro Lethbridge-Stewart investigando o lugar. Um trabalhador que estava espiando nas cavernas é encontrado morto com marcas de garras gigantes em seu corpo, e seu companheiro ficou traumatizado. Lawrence, o diretor, se ressente da presença da UNIT e sente que isso interferirá no funcionamento do centro. O major Baker, chefe de segurança, acredita que há um sabotador no local, e o Doutor descobre que os registros da operação do reator nuclear foram adulterados. Quando o Doutor vai para as cavernas, ele é atacado por uma criatura semelhante a um dinossauro antes de ser chamado por um estranho som de assobio.

Curiosidades e Bastidores

Este arco foi publicado em 2016 no Brasil em DVD pela Paris Filmes, reprodução da capa logo acima. Infelizmente, não há extras no DVD simples, e ele também contém os episódios do Décimo Primeiro Doutor.


Em Portugal, em 1983, foi publicada em livro a novelização Doutor Who e os Monstros das Cavernas pela editora Editorial Presença, como parte da coleção Andrómeda. Reprodução da capa logo acima.

A nova abertura da série, na época, recitada pelo intérprete do Senhor do Tempo, Jon Pertwee: Quem é o Doutor?

Depois de Caindo do Espaço, os produtores Derrick Sherwin e Peter Bryant (que originalmente seria creditado como produtor do arco) foram transferidos para a série Paul Temple, e a BBC pretendia que Barry Letts se convertesse no produtor. Entretanto, Barry estava comprometido com outra produção e não estaria livre até depois das filmagens no exterior de Silurianos acabarem. Por fim, o editor de roteiros Terrance Dicks e seu assistente Trevor Ray compartilharam as responsabilidades de produção nos exteriores. Além disso, é bom mencionar que esta foi a primeira história a se utilizar de chroma key nas cenas para os efeitos visuais, técnica que foi adotada por muitos anos na série.

Esta foi a única vez que utilizaram o nome da série para o título de um arco na tela, apesar de A Morte do Doutor Quem, de A Perseguição, ter sido exibido assim. Embora fosse uma prática comum na produção acrescentar o prefixo "Doctor Who and..." aos títulos das histórias nessa época, normalmente o prefixo era eliminado posteriormente, o que não ocorreu neste caso. O motivo disso ter acontecido não são claros, mas, desde então, os papéis da produção deixaram de ter esse prefixo antes do título, talvez como medida para evitar que o "equívoco" ocorresse novamente.

A história é a primeira aparição dos silurianos, baseada na hipótese Siluriano na ciência.

As filmagens em locação ocorreram na estação Marylebone, em Londres, em 12 de novembro de 1969, mas depois que as fitas foram danificadas, as cenas foram refilmadas em 24 de novembro, depois que o restante do serial ser finalizado. Outro trabalho de locação foi realizado em Surrey, com as cenas da charneca filmadas em Hankley Common.

Esta história tinha o título provisório de Os Monstros (também conhecido como Doctor Who and the Monsters).

Bessie (placa WHO 1 na tela ) aparece pela primeira vez. Sua placa real era MTR 5 , já que WHO 1 não estava disponível — tendo sido registrada em outro lugar. Placas especiais WHO 1 foram feitas e usadas no carro durante as filmagens em terrenos particulares ou em vias públicas, com permissão da polícia.

A música incomum nesta história foi regida por Carey Blyton e contou com clarinetes, flautas doces, violoncelos e instrumentos de sopro.

Quando os silurianos retornam à hibernação no final do episódio, eles dizem que serão revividos em cinquenta anos. Embora o ano deste episódio não seja divulgado, ele foi ao ar em 1970. Cinquenta anos depois seria 2020, o que coincide com os eventos do arco 209.

A história originalmente terminaria com o Doutor entristecido pela perda do conhecimento que os Silurianos possuíam. O primeiro ato de Barry Letts como produtor foi mudar a história para um momento em que ele demonstrava repulsa pelo assassinato deles.

O diálogo excluído revelou que Quinn sempre quis ser geólogo, mas foi pressionado a estudar física por seu pai, que foi um pioneiro no campo atômico. O terceiro olho dos silurianos, que era usado como ferramenta e arma, foi sugerido por Timothy Combe.

Originalmente, havia uma cena em que o Brigadeiro se dirigia ao Doutor como "Doctor Who".

Artes Relacionadas:
DeviantArt
Ilustração de Michiaki Sato para a capa da edição japonesa de 1980 de "Os Monstros das Cavernas".

Ilustração interna do livro da capa acima.
LissyStrata
Ilustração de Doutor Who e os Monstros Das Cavernas