Episódios Reconstruídos

Os arcos de história que contêm episódios reconstruídos possuem um asterisco em seus títulos.

Os episódios perdidos de Dr. Who são as parcelas do duradouro programa britânico de ficção científica sem qualquer cópia em filme ou videoteipe conhecida. Elas foram destruídas pela BBC entre 1960 e 1970 por razões econômicas e de espaço.

Dr. Who não é único nesse sentido, já que milhares de horas de programação de todos os gêneros foram destruídas pela BBC até 1978, quando as políticas de armazenamento da rede foram mudadas. Outras séries de alto perfil afetadas incluem Dad's Army, Z-Cars, The Wednesday Play, Steptoe and Son e Not Only... But Also. A empresa não foi a única cadeia britânica a adotar esta prática; companhias regionais da ITV também destruíram gravações, como os videoteipes dos primeiros episódios de The Avengers.

No entanto, o caso deste programa é mais raro, já que vários dos seus capítulos destruídos ainda sobrevivem em formato de áudio, gravados fora do ar pelos fãs em casa. Esse áudio, junto com fotografias e pequenos vídeos de vários episódios que também foram encontrados, formam os episódios reconstruídos. Os episódios reconstruídos em animação utilizam o mesmo áudio, mas, em vez das fotografias e dos pequenos vídeos, são utilizadas as restaurações animadas.

Os esforços para encontrar os episódios faltantes continuam, tanto por parte da BBC quanto dos fãs da série. Uma extensiva restauração foi realizada e recuperou muitos capítulos de 1960/1970 para o lançamento em VHS e DVD. As trilhas sonoras encontradas foram disponibilizadas em cassete e CD. Grupos de admiradores e a empresa televisiva liberaram várias reconstruções usando o conteúdo sobrevivente e juntando fotografias dos capítulos com as trilhas. A BBC também comissionou um número de restaurações animadas de episódios de arcos que estão relativamente completos, onde as músicas são colocadas em conjunto com uma versão especialmente animada de tal capítulo; estas renovações foram disponibilizadas em conjunto com os episódios sobreviventes em DVD. Também há casos de um arco inteiro ser reconstruído em animação.
"Nos anos 1960 os transmissores não tinham reconhecido o potencial dos programas vintage, então a BBC e outras emissoras frequentemente destruíam fitas contendo o que agora seria considerado programação de valor inestimável." - Repórter da BBC News, 1999.
O material desaparecido de Dr. Who foi lançado em livros e formato de áudio em CD, e vários episódios foram animados para serem disponibilizados em DVD. Também foram liberados DVD de capítulos de diferentes séries desaparecidas, além de tele-snaps de vários episódios desaparecidos.