Os Jogos de Guerra, ou The War Games, é o sétimo e último arco da 6ª Temporada da Série Clássica. Foi escrito por Terrance Dicks e Malcolm Hulke e dirigido por David Maloney.Episódios:
Data de estreia de cada episódio:
19 de abril de 1969
26 de abril de 1969
3 de maio de 1969
10 de maio de 1969
17 de maio de 1969
24 de maio de 1969
31 de maio de 1969
7 de junho de 1969
14 de junho de 1969
21 de junho de 1969
Duração total dos dez episódios: 3:35:55
Sinopse:
Em um planeta alienígena, o Doutor descobre um plano diabólico para conquistar a galáxia com soldados com lavagem cerebral sequestrados da Terra e forçados a lutar em ambientes simulados, refletindo os períodos da história em que foram tirados. O objetivo dos alienígenas é produzir um super exército dos sobreviventes; para esse fim, eles foram ajudados por um Senhor do Tempo renegado, a raça do próprio Doutor, chamado Chefe da Guerra.
Os quatro rostos propostos ao Doutor para sua mudança de aparência foram desenhados pelo designer da história, Roger Cheveley. O roteiro do episódio confirma, como o diálogo do episódio indica, que cinco rostos são propostos a ele. Aquele considerado "muito jovem" pelo Doutor não é mostrado. Nenhum dos rostos mostrados se assemelha ao Terceiro Doutor real, já que Jon Pertwee não foi escalado para o papel até que a produção deste arco fosse concluída.
Os Jogos de Guerra marca a última aparição regular de Patrick Troughton como o Doutor, de Frazer Hines e Wendy Padbury como Jamie e Zoe, respectivamente, bem como é o último arco a ser gravado em preto e branco. Esta também é a primeira vez em que o povo do Doutor é nomeado como Senhores do Tempo.
Uma versão colorida de 90 minutos desta história foi transmitida em 23 de dezembro de 2024 para o aniversário de 61 anos do programa.
No primeiro episódio, O Doutor beija Zoe na testa, esta é a primeira vez que ele beija um de seus companheiros.
Enquanto o Doutor e seus acompanhantes tentam escapar dos Senhores do Tempo no episódio 10, breves clipes de A Teia do Medo e Fúria das Profundezas são usados para mostrar a TARDIS em locais supostamente fora do alcance dos Senhores do Tempo. Uma filmagem do episódio 1 de A Roda no Espaço é usada depois que Zoe é enviada de volta ao seu tempo, do mesmo modo como trechos de Os Escoceses são usados para mostrar Jamie em seu próprio tempo. Assim como o trecho de Fúria das Profundezas, estes episódios estão perdidos, portanto as imagens amostradas em Os Jogos de Guerra são as únicas filmagens sobreviventes conhecidas desses episódios.
O filho mais velho de Patrick Troughton, David, fez sua segunda aparição em Dr. Who no episódio 6 desta história como Moor, tendo aparecido pela primeira vez em O Inimigo do Mundo. Gregg Palmer já havia interpretado um Cyberman em O Décimo Planeta. Jane Sherwin, que interpretou Lady Jennifer Buckingham, foi esposa do produtor Derrick Sherwin. Terence Bayler já havia interpretado Yendom em A Arca. Hubert Rees havia aparecido anteriormente em Fúria das Profundezas. Edward Brayshaw já havia interpretado Leon Colbert em O Reinado de Terror. Peter Craze já havia interpretado Dako em O Museu Espacial. David Savile apareceria mais tarde como Winser em As Garras de Axos. Philip Madoc havia aparecido anteriormente como Eelek em Os Krotons, e no filme Ano 2.150 - A Invasão da Terra como Brockley, colaborador dos Daleks. Bernard Horsfall (Primeiro Senhor do Tempo) já havia aparecido anteriormente como Lemuel Gulliver em O Ladrão de Mentes. Em 2003, ele apareceu em Davros, um audiodrama de Doctor Who produzido pela Big Finish Productions. Vernon Dobtcheff mais tarde interpretou Shamur no audiodrama The Children of Seth.
Os soldados alemães na Zona de Guerra de 1917 são vistos usando capacetes com pontas, apesar de tais capacetes terem sido colocados em desuso em 1916.
Esta foi a única história de TV com Philip Madoc que não foi escrita por Robert Holmes.
Terrance Dicks e Malcolm Hulke originalmente conceberam os alienígenas falando em uma fria “voz alienígena” ao exercer o controle mental. Foi David Maloney quem criou os espetáculos hipnotizantes.
Jennifer Buckingham estava originalmente presente quando Jamie e os outros foram emboscados. No momento em que a parte seis foi entregue, no entanto, já havia sido decidido que Jennifer não seria incluída na segunda metade da história.
No episódio sete, o ajudante de Smythe era inicialmente um novo personagem chamado Sargento Wilkins; somente mais tarde foi tomada a decisão de trazer de volta o Sargento Major Burns do primeiro episódio.
O roteiro do episódio oito implicava que a raça alienígena que controlava as Zonas era coletivamente chamada de Senhores da Guerra — uma identificação não feita no programa concluído — e também incluía uma linha de diálogo na qual o Doutor afirma que existem múltiplas civilizações que viajam no tempo.
O décimo episódio originalmente incluiu um papel de destaque para um juiz invisível dos Senhores do Tempo, cuja maior parte do diálogo foi posteriormente atribuída ao Primeiro Senhor do Tempo.
Além da chuva e da neve, o set da Primeira Guerra Mundial foi invadido por ratos. Isso deixou Patrick Troughton tão chateado que ele ameaçou sair na hora se visse mais um. Mais tarde, foi revelado que isso trouxe de volta memórias desagradáveis de sua experiência na guerra, onde ele tinha deveres de caçar ratos.
Conforme o roteiro, o Doutor deveria dizer que os Senhores do Tempo eram os governantes de seu povo. Em vez disso, ele simplesmente diz que eles são seu povo — dando origem a décadas de teorias sobre se todos os Gallifreyanos são Senhores do Tempo, ou apenas alguns.
Uma cena pedia que os frequentadores ouvissem uma explosão e então mergulhassem. Patrick Troughton queria saber o quão grande foi a explosão e insistiu em uma demonstração — e uma enorme pedra caiu bem onde eles deveriam estar. Troughton então disse: "É por isso que eu queria ver como era."
De acordo com o comentário das Notas de Produção do DVD, Os Jogos de Guerra recebeu dez episódios quando um enredo planejado intitulado Doctor Who and the Impersonators foi rejeitado por ser impraticável.
No comentário do DVD, Terrance Dicks afirma que a razão pela qual essa história foi escrita foi que, depois de Os Piratas do Espaço, deveria haver uma história de quatro partes e uma história de seis partes para terminar a temporada, mas ambos os projetos "colapsaram". Então Derrick Sherwin decidiu fechar a temporada com uma história de dez partes e pediu a Dicks para escrevê-la. No entanto, Dicks sabia que não tinha experiência suficiente para fazê-la sozinho, então pediu a Malcom Hulke, que era um amigo de longa data e mentor de Dicks, para escrevê-la com ele.
Ironicamente, o oitavo episódio, o episódio menos assistido de Dr. Who de todos os tempos até 1989, também foi sem dúvida o episódio mais importante da história da série, pois foi aquele em que o Doutor é descrito pela primeira vez como um fugitivo de seu povo, os Senhores do Tempo.