domingo, 25 de março de 2018

059 - Os Demônios

Divulgação
Os Demônios, ou The Dæmons, é o quinto e último arco arco da 8ª Temporada, e foi transmitido pela primeira vez entre 22 de maio e 19 de junho de 1971.

Episódios:

Duração total dos cinco episódios: 2:02:02

Sinopse:

No povoado de Devil's End, uma escavação arqueológica está examinando a infame Corcova do Diabo. Nisso, uma bruxa local chega para protestar, avisando de um grande mal e a vinda da Besta Chifruda, mas todos os presentes tomam-na como louca e não acreditam nela. Enquanto isso, o Doutor assiste a essa cena pela BBC, diz para Jo que a srta. Hawthorne está certíssima, que precisa deter a escavação e sai em direção a ela.

Curiosidades e Bastidores:

Em Portugal, em 1983, foi publicada em livro a novelização Doutor Who e os Demónios pela editora Editorial Presença, como parte da coleção Andrómeda. Reprodução da capa logo acima.

O noticiário que aparece em Devil's End era uma emissão do, na época, canal fictício BBC 3, mas, desde 2003, BBC Three converteu-se em um canal real da BBC. O Doutor usa as palavras de uma cantiga venusiana para evitar Bok. Ele usaria novamente em A Maldição de Peladon e O Monstro de Peladon, cantando as palavras com uma melodia que lembra o cântico God Rest Ye Merry Gentlemen. Além disso, o encantamento que o Mestre utiliza para invocar Azal é apenas a canção Maria tinha um carneirinho ao contrário. E o nome de mago que o Doutor se dá, "Qui Quae Quod", são os nominativos masculino, feminino e neutro do pronome relativo "Quem" ("Who") em latim.

Este arco nasceu como uma cena na audição para a personagem Jo Grant. O produtor Barry Letts queria escrever para o programa e decidiu que seria interessante e assustador uma história que tratasse de magia negra. O diretor de roteiros Terrance Dicks, entretanto, tinha suas reservas, dizendo que as pessoas poderiam ver a história como satânica, e assim ela felizmente foi reescrita para ser estritamente científica com temática ocultista. Originalmente, o Mestre invocaria o demônio em uma igreja diante do altar. Entretanto, receios de que isso irritaria os espectadores religiosos fizeram com que as cenas fossem filmadas em uma cripta.

Barry Letts inicialmente queria escrever ele mesmo a história, mas estava sem tempo por causa de suas obrigações como produtor. Sua esposa recomendou um amigo dela, Robert Sloman, que era dramaturgo e jornalista. Juntos, trabalharam no roteiro. Nessa época, entretanto, a BBC não via com bons olhos um membro da produção escrever para sua própria série, por isso Barry e Robert decidiram usar o pseudônimo Guy Leopold, o nome do filho de Robert e o segundo nome de Barry, respectivamente.

Grande parte do arco foi filmado em Aldbourne, Wiltshire, na Inglaterra. As filmagens ao ar livre levaram duas semanas, mais que o dobro da média na época, fazendo com que grande parte da história estivesse ambientada ao ar livre no lugar de no estúdio. Outras locações incluem o aeródromo de Membury, em Berkshire, e Bridge Farm, em Ramsbury. As filmagens começaram em 19 de abril de 1971, e fez um tempo agradável e ensolarado durante a primeira semana, mas na segunda semana nevou durante a noite, o que provocou um atraso nas filmagens. Algumas cenas do episódio 1 foram filmadas à noite, uma raridade para o programa, apesar de que algumas dessas cenas foram filmadas de dia com um filtro escuro diante da lente da câmera. Outras cenas internas escuras foram filmadas em um hangar abandonado em Bridge Farm, Ramsbury. A filmagem do arco causou grande emoção em Aldbourne, com grande parte dos residentes aparecendo como extras, assim como os dançarinos da dança Morris de Headington Quarry fazendo um número de dança no episódio 4.

No elenco, aparece o natural de Wiltshire David Simeon, e ele já havia aparecido na série na temporada anterior em Inferno[ainda não disponível]. A atriz cômica Damaris Hayman, que interpretou a srta. Hawthorne, possuía interesse no sobrenatural e ajudou durante a produção como conselheira não oficial. Inclusive, um amigo seu que praticava feitiçaria elogiou o roteiro por sua precisão. Finalmente, Stephen Thorne interpretou Azal, e voltaria a aparecer na série em Os Três Doutores[ainda não disponível] e A Mão do Medo.

Depois de três dias de gravação no estúdio, o arco foi finalizado em 16 de maio de 1971, pouco mais de um mês antes da estreia de seu último episódio, no qual havia uma cena da maquete de uma igreja explodindo. A cena era tão realista que muitos espectadores pensaram que a BBC havia explodido uma igreja de verdade durante as filmagens. A BBC recebeu muitas cartas protestando por isso.

Arte Relacionada:
DeviantArt