sábado, 16 de setembro de 2023

046 - A Invasão*

Divulgação

A Invasão, ou The Invasion, é o terceiro arco da 6ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

2 de novembro de 1968
9 de novembro de 1968
16 de novembro de 1968
23 de novembro de 1968
30 de novembro de 1968
7 de dezembro de 1968
14 de dezembro de 1968
21 de dezembro de 1968

Duração total dos oito episódios: 3:10:32

Sinopse:

Depois de serem alvejados, o Doutor, Jamie e Zoe pousam uma TARDIS danificada em Londres e vão procurar o professor Edward Travers para obter ajuda. Eles descobrem que o professor Travers alugou sua casa para o professor Watkins e sua sobrinha Isobel. O professor desapareceu enquanto trabalhava para uma obscura empresa de eletrônicos chamada International Electromatics. O Doutor e Jamie partem para investigar sua sede, onde encontram Tobias Vaughn, o diretor geral da empresa, e o brigadeiro Alastair Lethbridge-Stewart, chefe de uma força-tarefa militar chamada UNIT, que investiga atividades incomuns em todo o mundo.

Curiosidades e Bastidores:

Originalmente, A Invasão seria uma história de seis partes chamada Retorno dos Cybermen. O personagem do professor Travers (que apareceu nas duas histórias anteriores do Yeti) deveria ter aparecido pela terceira vez, mas foi decidido substituí-lo pelo professor Watkins, pois usá-lo envolveria o pagamento de Mervyn Haisman e Henry Lincoln (que eram contra o uso de seus personagens após um desentendimento sobre reescritas de Os Dominadores conduzidas sem sua aprovação), embora Travers ainda seja referenciado pelo nome várias vezes. A sequência em que Gregory descreve o ataque da UNIT a um carro do IE e depois é morto por um Cyberman foi incluída no roteiro depois que a pressão do tempo impediu a equipe de produção de filmar o ataque do carro no local. (Ian Marter, no entanto, restabeleceu a cena perdida do ataque ao carro em sua novelização.)

Wendy Padbury não aparece no episódio 3, pois estava de férias. Frazer Hines estava em um intervalo programado durante o último episódio, mas apareceu em um encarte de filme pré-gravado no final.

De acordo com Frazer Hines em entrevista no CD de áudio de A Invasão, a saia de Sally Faulkner ficava arregaçada em volta do pescoço enquanto subia a escada de corda até o helicóptero. Para evitar que o mesmo acontecesse com seu kilt, ele se lembrou de ter lido em algum lugar que a Rainha tinha pesos de chumbo costurados na bainha da saia para evitar que isso acontecesse com ela. Acontece que o costureiro de Frazer era um pescador experiente, que costurou alguns pesos de chumbo em seu kilt.

Este foi um dos primeiros arcos de Dr. Who em que as cenas foram gravadas fora de ordem. Isso se deveu à tecnologia de edição de vídeo então aprimorada.

Devido à recusa do diretor Douglas Camfield em usar o compositor regular Dudley Simpson, Don Harper foi contratado para fazer a música desta série. Seria o único trabalho de Harper com Dr. Who.

Em junho de 2006, a BBC anunciou que o estúdio de animação Cosgrove Hall havia produzido versões completas animadas dos dois episódios perdidos. Esses episódios, juntamente com cópias remasterizadas do resto da série, foram lançados em DVD em 6 de novembro de 2006.

Kevin Stoney que interpretou Mavic Chen em O Plano Mestre dos Daleks, interpreta Tobias Vaughn aqui. Robert Sidaway, que aqui interpreta o capitão Turner, apareceu anteriormente em Os Selvagens como Avon.

Artes Relacionadas:
Marshall Tankersley
DeviantArt
DeviantArt