domingo, 19 de outubro de 2025

056 - A Mente do Mal

Divulgação
A Mente do Mal, ou The Mind of Evil, é o segundo arco da 8ª Temporada da Série Clássica, exibido originalmente entre 30 de janeiro e 6 de março de 1971.

Duração total dos seis episódios: 2:26:44

Sinopse:

O Doutor e Jo visitam a remota prisão de Stangmoor um novo método de "curar" a criminalidade, em que os impulsos negativos são extraídos do cérebro usando uma "máquina Keller" para ativar o Processo Keller. O professor Kettering, que controla a máquina sob o comando do ausente Emil Keller, é encarregado de utilizar o processo nos internos, incluindo Barnham, um criminoso que após a extração passa a se comportar de modo ingênuo. As suspeitas do Doutor sobre a máquina são reforçadas depois de uma série de mortes, incluindo a do próprio Kettering, que parecem ocorrer quando a máquina é operada.

Curiosidades e Bastidores:

Alguns dos títulos provisórios deste arco são A Máquina de Pandora (The Pandora Machine), As Horas do Homem (Man Hours) e A Caixa de Pandora (The Pandora Box). Don Houghton não gostou do novo título.

Mao Tsé-Tung, mencionado no episódio 2, é amplamente considerado um ditador. Mao governou a China com poder absoluto como "líder do Partido Comunista Chinês" e "chefe de Estado", sem espaço real para oposição política ou dissidência. Sua imagem foi centralizada e exaltada em um nível extremo, com livros como o Livro Vermelho sendo obrigatórios. Críticas ao governo foram frequentemente punidas com prisão, trabalhos forçados ou execução. Ele fez uma política de industrialização forçada que causou uma fome em massa, matando entre 15 e 45 milhões de pessoas, segundo estimativas. Também promoveu a Revolução Cultural (1966–1976), uma campanha para eliminar “elementos burgueses” e consolidar seu poder, levando à perseguição de intelectuais, destruição cultural e violência generalizada.

Quando o Doutor e Fu Peng estão falando Hokkien, um dialeto chinês, legendas em inglês aparece na tela — algo inédito na história de Dr. Who até então. O dialeto foi escolhido porque era o único que Pik-Sen Lim (intérprete de Chin Lee) se sentia confortável em ensinar a Jon Pertwee.

Lenny Vosper recebeu o nome em homenagem à agente do roteirista Don Houghton, Margary Vosper (que também representou o produtor Barry Letts). Cheng Tiek recebeu o nome em homenagem ao seu sogro.

A equipe de produção apelidou, brincando, o nada convincente dragão chinês no qual a capitão Chin Lee parece se transformar nos episódios dois e três de "Puff, o Dragão Mágico", em homenagem ao personagem-título da música do trio de cantores dos anos 1960: Peter, Paul e Mary. Timothy Combe posteriormente usou apenas breves cenas do dragão no programa finalizado.

O fato de o Doutor ter derrubado o jarro de água na mesa do Mestre não foi planejado, nem Roger Delgado ter escorregado na água que caiu no chão depois que o Doutor virou a mesa para escapar.

No roteiro original, o Mestre entrava no QG da UNIT disfarçado de técnico em telefonia e grampeava o telefone do brigadeiro, um dispositivo descoberto mais tarde pelo Doutor. O suspense original mostrava Chin Lee (sob a influência do Mestre) tentando destruir a conferência com explosivos programados para detonar sonicamente por um relógio.

A cena final foi originalmente planejada para acontecer em uma cabine telefônica em vez da TARDIS do Mestre.

Timothy Combe esperava filmar dentro de uma prisão de verdade, mas a permissão do Ministério do Interior foi negada por motivos de segurança, então o Castelo de Dover também serviu como Stangmoor. Uma fala foi adicionada ao primeiro episódio em que o Doutor explica a Jo que Stangmoor havia sido originalmente uma fortaleza medieval, explicando por que se parece com um castelo.

O figurinista Bobi Bartlett teve dificuldades para criar os designs dos uniformes da prisão, então terceirizou o trabalho para um freelancer que havia saído recentemente da renomada Bermans & Nathans. O indivíduo foi então preso por roubo de seus antigos empregadores, sem concluir sua tarefa. Bartlett foi forçado a visitá-lo na prisão para descobrir a localização dos materiais, que foram então entregues a outro figurinista para finalizar o trabalho.

A Máquina Keller era originalmente chamada de caixa de Malusyphus. E o cabo Bell era originalmente um homem chamado Bates.

No roteiro original, Jo foi submetida à Máquina Keller e seu maior medo eram os morcegos.

Stuart Humphryes, também conhecido como Babelcolour, recoloriu manualmente o episódio um, pois faltavam as informações de pontos cromáticos necessárias para permitir a restauração da cor a partir do preto e branco.

Esta história é a única da era de Jon Pertwee que não possui cópias coloridas de nenhum episódio conservadas pela BBC, depois de ela ter apagado as fitas originais. Existe um fragmento colorido de aproximadamente quatro minutos e meio do episódio 6 a partir de uma gravação doméstica. Como foi conservada uma cópia completa dos episódios em preto e branco, o arco foi publicado em VHS em 5 de maio de 1988. Cenas coloridas, restauradas combinando o sinal de cor da gravação doméstica e a imagem da filmagem em preto de branco, foram incluídas como bônus depois da história.

Patrick Godfrey, que aqui interpreta o major Cosworth, apareceu em Os Selvagens como Tor.

Artes Relacionadas:
John A. Short