A Roda no Espaço, ou The Wheel in Space, é o sétimo e último arco da 5ª Temporada da Série Clássica.
Episódios:
Este arco contém os episódios 1, 2, 4 e 5 reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.
Data de estreia de cada episódio:
27 de abril de 1968
4 de maio de 1968
11 de maio de 1968
18 de maio de 1968
25 de maio de 1968
1º de junho de 1968
Duração total dos seis episódios: 1:57:56
Sinopse:
A explosão do fluido de mercúrio força o Doutor e Jamie a evacuar a TARDIS para evitar vapores de mercúrio e, até que o mercúrio possa ser substituído, a espaçonave é abandonada. Eles se encontram em uma nave espacial, deserta, exceto por um servo-robô. O robô detecta os intrusos e redireciona o foguete da perambulação sem rumo. O choque de uma mudança de curso faz com que o Doutor bata com a cabeça, causando uma concussão.
A Roda no Espaço é uma estação espacial da Terra que observa fenômenos no espaço profundo e conta com uma pequena equipe internacional. A tripulação está preocupada com as quedas repentinas de pressão, que, sem saberem, coincidem com as vagens se prendendo ao exterior da Roda. O controlador Jarvis Bennett também está preocupado que o Silver Carrier, um navio de abastecimento desaparecido a oitenta milhões de milhas fora do curso, tenha aparecido repentinamente nas proximidades e não esteja respondendo ao contato de rádio. Ele decide destruí-lo com o laser de raios-x da Roda.
Curiosidades e Bastidores:
Os fluidos de mercúrio do console da TARDIS apareceram pela primeira vez em Os Daleks, história que o David Whitaker foi o editor de roteiros. Aqui, ele é o roteirista.
O título provisório da história era The Space Wheel. Este arco foi a primeira vez que o BBC Radiophonic Workshop foi chamado para fornecer a trilha sonora de apoio.
Este arco introduziu Wendy Padbury como a nova companheira Zoe Heriot, ele também apresentou o primeiro uso do pseudônimo “John Smith ” para o Doutor, apelido dado pelo Jaime.
Este arco introduziu Wendy Padbury como a nova companheira Zoe Heriot, ele também apresentou o primeiro uso do pseudônimo “John Smith ” para o Doutor, apelido dado pelo Jaime.
Em 15 de dezembro de 2018, um “mini-episódio” baseado no primeiro episódio foi lançado como parte do evento do 25º aniversário de Missing, Believed Wiped. Foi produzido por Charles Norton e dirigido por Anne Marie Walsh. Confira-o no Arquivo Ômega. Esse “mini-episódio” está presente entre os extras da reconstrução animada de O Terror Macra.
Os trajes espaciais usados por Jamie e Zoe, vistos anteriormente em O Décimo Planeta, mais tarde foram usados como fantasias em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca (o mais famoso usado por Bossk, o Caçador de Recompensas). O traje é um traje de pressão Windak de alta altitude usado pela RAF na década de 1960.
Patrick Troughton não apareceu no episódio 2 porque estava de férias. Assim, um dublê de corpo foi usado para substituir o Doutor inconsciente. A aparição de Deborah Watling no episódio 1 foi uma recapitulação do final da história anterior Fúria das Profundezas. Excepcionalmente, ela recebeu um crédito na tela por essa aparição.
Michael Goldie já interpretou Craddock em A Invasão Dalek da Terra. Kenneth Watson interpretou Craddock na versão cinematográfica da mesma história: Ano 2.150 - A Invasão da Terra. Clare Jenkins interpretou Nanina em Os Selvagens.
Apenas os episódios 3 e 6 existem nos arquivos da BBC. O episódio 6 foi transmitido de um negativo de filme de 35 mm e retido na BBC Film Library (embora o episódio 5 não tenha sido, apesar de também ter sido transmitido de um rolo semelhante). Um colecionador particular obteve uma cópia do episódio 3 e a devolveu em 1983. Em 1996, dois clipes curtos da morte de Duggan (um com duração de apenas um segundo, o outro com duração de dois) do episódio 4 foram localizados na Austrália, tendo sido cortados pelos censores da ABC quando a série foi exibida originalmente em 1969. Em 2002, três pequenos clipes do episódio 5, totalizando sete segundos, foram encontrados em uma coleção particular na Nova Zelândia, tendo sido removidos pelos censores de lá. Em 2023, uma filmagem de um hipopótamo do episódio 1 foi descoberta no segundo episódio da série Zambezi de David Attenborough de 1965.
Esta história marca a primeira aparição das “lágrimas” dos Cybermen (as pequenas esferas logo abaixo dos olhos). Esta imagem se tornaria icônica na série, aparecendo em redesigns posteriores antes de ser retirada no "Earthshock".
A versão original desse arco apresentaria um confronto entre os Dalek e os Cybermen. Embora isso não tenha sido permitido por Terry Nation, mas tinha uma boa moeda de troca. Ele permitiu futuras histórias com Dalek, algo que não era visto como certo na época. Sua condição para essa permissão permaneceria em vigor pelo resto de sua vida: ele tinha que receber o primeiro direito de recusa em escrever o roteiro em qualquer enredo proposto para os Daleks.
Enquanto isso, Kit Pedler, cujo envolvimento com a ideia original de uma guerra entre Cybermen e Daleks é incerta, trouxe uma história com Cybermen completamente diferente para a mesa na forma de The Space Wheel.
A incorporação da retransmissão de A Maldade dos Daleks na continuidade continua sendo uma circunstância única na história de Dr. Who, e quiçá na televisão em geral, não só um segmento do arco a ser retransmitido foi utilizado em A Roda no Espaço 6, fazendo parte da trama, uma nova sequência de dialogo foi gravada e anexada na retransmissão de A Maldade dos Daleks 1, essa versão foi disponibilizada no lançamento da versão animada, o que torna A Maldade dos Daleks o arco final de duas temporadas.
Arte Relacionada:
Daryl Joyce |