Fúria das Profundezas, ou Fury from the Deep, é o sexto e penúltimo arco da 5ª Temporada da Série Clássica.
Sinopse:
Episódios:
Data de estreia de cada episódio:
16 de março de 1968
23 de março de 1968
30 de março de 1968
6 de abril de 1968
13 de abril de 1968
20 de abril de 1968
Duração total dos seis episódios: 2:19:02
Quando a TARDIS aterrissa na costa leste da Inglaterra, o Doutor, Jamie e Victoria investigam uma praia próxima que parece ter uma estranha quantidade de espuma do mar e tubos de gás com a etiqueta "Eurogas marinho". Quando o Doutor examina os tubos, ouve o som do bater de um coração dentro. Nisso, os três são capturados por Robson, um refinador de gás sem escrúpulos e muito nervoso que dirige uma importante operação de bombeamento com uma rede de plataformas que se estendem pelo Mar do Norte.
Curiosidades e Bastidores:
Marca a última aparição de Deborah Watling como Victoria Waterfield. O episódio 1 marca a estreia da chave de fenda sônica do Doutor. Roy Spencer havia interpretado anteriormente Manyak em A Arca. Graham Leaman apareceu anteriormente como o Controlador em O Terror Macra.
Marca a última aparição de Deborah Watling como Victoria Waterfield. O episódio 1 marca a estreia da chave de fenda sônica do Doutor. Roy Spencer havia interpretado anteriormente Manyak em A Arca. Graham Leaman apareceu anteriormente como o Controlador em O Terror Macra.
No início do episódio 1, Victoria menciona que a TARDIS sempre parece aterrissar na Terra. Os 24 episódios anteriores, assim como os seis desta história, têm lugar na Terra, a sequência de episódios mais longa anterior à era do Terceiro Doutor.
No áudio do episódio 3, a trilha sonora começa com a sintonia original, no lugar da nova usada desde o episódio 2 de Os Sem Rosto.
Os títulos provisórios para esta história incluíam The Colony of Devils. A filmagem da TARDIS aterrissando no mar no episódio 1 é posteriormente reutilizada no episódio 10 de Os Jogos de Guerra na próxima temporada. Esta história marcou a mudança de filme de 35 mm para filme de 16 mm para suas filmagens de locação.
Nenhum dos seis episódios deste arco é conhecido por existir na íntegra ou por ter sobrevivido nos Arquivos da BBC. As fitas de vídeo principais da história foram os episódios finais de Dr. Who dos anos 1960 a serem apagados; eles foram autorizados para descarte no final de 1974. Esta é a última história cronológica de Dr. Who da qual todos os episódios estão faltando nos arquivos. Alguns segundos do início do episódio 1 (a TARDIS descendo verticalmente para pousar no mar) sobrevive devido ao fato de ser usado um ano depois no episódio 10 de Os Jogos de Guerra, assim como as cenas em que Oak e Quill lançam seu ataque de gás tóxico no episódio 2, o Weed atacando Van Lutyens no episódio 4, o Doutor e Jamie se aproximando da espuma no episódio 4, e breves clipes do episódio 5, ambos focando no personagem Robson atacando um guarda e pilotando um helicóptero com uma atordoada Victoria como sua prisioneira. Este material só sobrevive porque foram cortados das transmissões australianas pelos censores e nunca foram devolvidos à BBC. Filmagens de 8 mm dos bastidores em cores e guarnições de filme bruto durante a sequência de batalha climática sobrevivem do episódio 6, dando uma visão importante sobre como era a produção quando foi filmada décadas atrás.
Em 27 de outubro de 2019, a BBC Studios anunciou que Fúria das Profundezas seria lançado em DVD e Blu-ray em 2020 com todos os 6 episódios animados. Esta reconstrução animada do arco foi lançada em 14 de setembro de 2020. Confira no Arquivo Ômega. Também incluído como bônus está The Slide, um drama de rádio de 7 partes de Victor Pemberton que serviu de base para a criação de Fúria. The Slide também foi uma adaptação de um roteiro de Dr. Who de Pemberton para o Primeiro Doutor que não foi produzido.
Esta história foi baseada em um radioteatro independente que Victor Pemberton, autor deste arco, havia escrito, intitulado The Slide, protagonizado pelo primeiro intérprete do Mestre, Roger Delgado.