quarta-feira, 18 de abril de 2018

009 - Planeta de Gigantes

Divulgação
Planeta de Gigantes, ou Planet of Giants, é o primeiro arco da 2ª Temporada, e foi transmitido pela primeira vez entre 31 de outubro e 14 de novembro de 1964.

Episódios:

Planeta de Gigantes (Planet of Giants)
Jornada Perigosa (Dangerous Journey)
Crise (Crisis)

Duração total dos três episódios: 1:13:27

Sinopse:

Após uma aterrissagem problemática, o Doutor insiste que o detector de falhas não mostra nenhum erro e que é seguro sair da nave. Então, Ian, Susan e Barbara saem e se dão conta, ao ver o tamanho descomunal de uma minhoca, uma formiga e os demais objetos ao seu redor, de que estão na Terra, mas que a TARDIS e eles foram encolhidos.

Curiosidades e Bastidores:

Um rascunho desta história escrito por C. E. Webber e intitulado The Giants foi originalmente concebido para ser a primeira história da primeira temporada, como já mencionado em Uma Criança de Outro Mundo. Esta história também é a primeira a se passar na Inglaterra contemporânea desde "Uma Criança".

O escritor Louis Marks afirmou que a inspiração para a história foi o livro de Rachel Carson, Primavera Silenciosa, um grande alerta contra os inseticidas. Ele contou que, reduzindo o Doutor, ele teria a oportunidade de colocar a tripulação da TARDIS cara-a-cara com os perigos que Rachel havia advertido em seu livro. Foi, portanto, a primeira história de cunho ambientalista de Dr. Who.

Além de ser o primeiro trabalho de Louis em Dr. Who, foi também a estreia do compositor de longa data da série, Dudley Simpson, e o primeiro crédito para o frequente diretor Douglas Camfield.

A história originalmente teria quatro episódios de duração. Depois de ver os episódios 3 e 4, que estavam mais focados nos personagens Hilda e Bert, Donald Wilson ordenou que eles fossem unidos a fim de formar um clímax com ritmo mais rápido com foco nos personagens principais da série. O episódio 4 foi chamado de O Desejo de Viver (The Urge to Live) e dirigido por Douglas Camfield (em vez de Mervyn Pinfield, que dirigiu os primeiros três episódios originais). Quando os episódios 3 e 4 foram editados em conjunto para montar episódio 3 definitivo, apenas Douglas foi creditado.

A novelização deste arco, escrita por Terrance Dicks, foi publicada pela Target Books em Janeiro de 1990. Foi o último arco da era de William Hartnell a ser novelizado. O livro também restabeleceu grande parte do material cortado para unir os episódios 3 e 4 originais.

Este arco foi lançado em VHS em 2002; foi a primeira história lançada comercialmente a receber o processo VidFIRE. O DVD lançado em 2012 inclui recriações dos episódios 3 e 4 baseadas nos roteiros originais com novos diálogos dos atores Carole Ann Ford e William Russell, além de outros atores representando o restante do elenco já falecido.

Artes Relacionadas:
Ben Willsher
DeviantArt