quarta-feira, 25 de abril de 2018

010 - A Invasão Dalek da Terra

Divulgação
A Invasão Dalek da Terra, ou The Dalek Invasion of Earth, é o segundo arco da 2ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Data de estreia de cada episódio:
21 de novembro de 1964
28 de novembro de 1964
5 de dezembro de 1964
12 de dezembro de 1964
19 de dezembro de 1964
26 de dezembro de 1964

Título de cada episódio:
Fim do Mundo (World's End)
Os Daleks (The Daleks)
Dia de Avaliação (Day of Reckoning)
O Fim do Amanhã (The End of Tomorrow)
O Despertar do Aliado (The Waking Ally)
Ponto de Ignição (Flashpoint)

Duração total dos seis episódios: 2:28:33

Sinopse:

A TARDIS se materializa no que parece ser Londres, mas está tudo devastado e em ruínas. Quando o Doutor e Ian vão investigar, descobrem que estão no ano 2164. Enquanto isso, Barbara e Susan são levadas por dois sobreviventes a uma estação de metrô abandonada, onde conhecem uma espécie de resistência humana. O Doutor e Ian, no entanto, descobrem que os Daleks chegaram à Terra e a conquistaram, pois os dois tripulantes da TARDIS foram capturados por Homens Robôs, escravos humanos dos Daleks.

Curiosidades e Bastidores:

A música foi composta e dirigida por Francis Chagrin.

A história começa na autêntica área de World's End, em Chelsea, Londres.

Este arco é marcado pela última aparição regular de Carole Ann Ford como Susan Foreman. Segundo a atriz, ela cansou do papel de Susan porque os produtores não a deixavam expandir e evoluir a personagem.

Nicholas Smith faz seu primeiro papel com diálogo na televisão. Originalmente, ele só apareceria no episódio três, mas, segundo o ator em um documentário nos extras do DVD, ele convenceu o diretor a deixá-lo liderar a revolução dos mineiros nos episódios cinco e seis.

Uma novelização deste arco, escrita por Terrance Dicks, foi publicada pela Target Books em 1977. Esta versão apresentava a capa baseada no filme estrelado por Peter Cushing e não neste arco. Em 2011, a novelização foi lançada como um audiolivro lido por William Russell.

Dois elementos desta história foram relembradas na Série Atual: os Daleks confirmaram que suas armaduras são feitas de "Dalekanium" no episódio Daleks em Manhattan; quando o Doutor descobre que os Daleks planejam cumprir o mesmo objetivo no episódio Terra Roubada.

Como parte dos lançamentos do 40º aniversário de Dr. Who em 2003, esta história foi publicada em um DVD duplo com vários extras. Entre outros, estava inclusa a opção de assistir ao arco com algumas sequências de efeitos especiais originais substituídos por novos criados por CGI.

Entre os títulos provisórios, há: Os Daleks (The Daleks), O Retorno dos Daleks (The Return of the Daleks) e Os Invasores (The Invaders). Em certas ocasiões, a história foi intitulada como Fim do Mundo (World's End), destacado na novelização. Este é o título do primeiro episódio e foi divulgado no especial do 10º aniversário do Radio Times, e várias listas copiaram o título.

William Hartnell não aparece no episódio quatro salvo em uma cena repetida do episódio três. O Doutor aparece brevemente como o sósia de William, Edmund Warwick, filmado de costas enquanto é baleado por trás, gemendo e caindo. William Hartnell se feriu quando era filmada a batalha no disco Dalek no episódio três, e a maior parte de suas falas foram para David Campbell. Segundo os comentários da edição em DVD, o homem que levava William pela rampa do disco o deixou cair e ele bateu com a cabeça em um pedestal de metal de uma câmera.

Este foi o primeiro arco da série que fez uso intensivo de filmagens ao ar livre, e o cenário principal escolhido foi Londres. A decisão de usar Londres também ajudou a manter o programa dentro do orçamento estipulado, já que os estúdios Lime Grove da BBC onde era produzido Dr. Who estavam perto de Shepherd's Bush. A filmagem ao ar livre foi feita em várias partes da cidade, incluindo longas sequências em Whitehall, Trafalgar Square, a Ponte de Westminster, o Albert Embankment e o Royal Albert Hall, seguindo com Kensington e o Albert Memorial. As cenas das barricadas Dalek foram filmadas em Wembley. Outras cenas ao ar livre foram gravadas na estação abandonada de Wood Lane, e as sequências do rio foram filmadas ambas na orla do Tâmisa nas docas de St Katherine em Wapping e em Kew Railway Bridge. As cenas da mina foram as primeiras cenas de Dr. Who filmadas em uma pedreira, especificamente a pedreira abandonada de John's Hole, em Stone, Kent.

Artes Relacionadas:
Ian Fraser