segunda-feira, 28 de maio de 2018

018 - Galáxia 4*

Divulgação
Galáxia 4, ou Galaxy 4, é o primeiro arco da 3ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 11 de setembro e 2 de outubro de 1965.

Episódios:

Este arco contém os episódios 1, 2 e 4 reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

400 Amanheceres (Four Hundred Dawns)*
Armadilha de Aço (Trap of Steel)*
Sob Pressão (Air Lock)
O Planeta Explodindo (The Exploding Planet)*

Duração total dos quatro episódios: 1:37:23

Sinopse:

O Doutor, Vicki e Steven Taylor chegam a um planeta inquietamente silencioso e encontram-se com curiosos robôs pequenos, estes que Vicki chama de Chumblies. Não fica claro se eles são hostis ou não, quando aparece um grupo de mulheres Drahvins clonadas, do planeta Drahva na Galáxia 4. Elas revelam que este planeta desconhecido também está na Galáxia 4, mas não sabem seu nome. As Drahvins são lideradas pela Maaga, que trata as outras como inferiores e de forma intimidadora, e ela afirma que as Drahvins estão em guerra com os répteis Rills, mestres dos Chumblies, e as duas raças tiveram suas naves caídas por causa de um ataque dos Rills e um contra-ataque das Drahvins.

Curiosidades e Bastidores:

Curiosamente, Galaxy 4 também é o nome de um satélite e de um celular.

O arco teve como título provisório Os Chumblies (The Chumblies). Além disso, este arco também é nominado com o número por extenso: Galáxia Quatro (Galaxy Four).

Vicki pergunta se o Doutor acredita que pularam uma linha temporal como em O Museu Espacial, depois que ele diz que o silêncio lembra o de Xeros. E Steven comenta que Guy Fawkes deve ter sido ressuscitado, após um Chumbley tentar explodir a TARDIS no episódio Armadilha de Aço.

O Doutor possuía em sua primeira encarnação um mapa astral que registrava os locais astronômicos de várias estrelas e planetas. Apareceu pela primeira vez na série em O Planeta Teia, quando Animus forçou o Doutor a usar o mapa para descobrir os planos dos invasores Menoptera. Aparece pela segunda vez em Galáxia 4, quando as Drahvins permitem que ele e Steven voltassem para a TARDIS para descobrir quantos dias restavam antes de o planeta em que estavam explodisse. O Doutor descobriu que não era 14, como havia sido dito pelas Drahvins, mas apenas dois dias antes de o planeta entrar em colapso. Esse mapa só apareceria novamente na Série Atual, no especial de natal de 2017, quando o Décimo Segundo Doutor tenta distrair o Primeiro Doutor com seu mapa astral depois de sua observação desfavorável a Bill sobre seu futuro eu precisar dela para limpar a TARDIS.

A BBC não tem o arco completo em seus arquivos, apesar de que recentemente, em 11 de dezembro de 2011, foi anunciado que o terceiro episódio, Sob Pressão, havia sido encontrado a princípios de 2011 entre as posses do antigo técnico de televisão Terry Burnett, no entanto, devido a um estrago na película, os últimos 27 segundos de ação e os créditos finais estão faltando na cópia. Além disso, o terceiro episódio teve um pico de 11,3 milhões de telespectadores, enquanto os outros episódios variaram entre 9 e 10 milhões.

Ian Levine afirmou que a Doctor Who Appreciation Society havia obtido permissão legal para fazer uma projeção privada deste arco em uma convenção em 1978, só para descobrir que a BBC acabara de apagar os episódios apenas três semanas antes. Investigações posteriores mostraram que isso era um erro, já que nunca houve nenhum acordo para exibir esse arco em nenhuma convenção, e a BBC Enterprises já havia destruído ao menos um dos episódios ao final de 1976.

O áudio do arco está intacto e foi publicado comercialmente com narração de Peter Purves, o intérprete de Steven.

Aparentemente, esta história traz uma crítica social ao movimento feminista, ou, ao menos, às criadoras desse movimento coletivista dito social.

Em 15 de setembro de 2021, foi anunciado que a história seria lançada em DVD e Blu-ray em 15 de novembro de 2021, com todos os quatro episódios animados em cores e em preto e branco, com o episódio 3 sobrevivente e cenas do episódio 1 também incluído. Uma reconstrução fotográfica completa dos episódios 1, 2 e 4 usando as fotos remanescentes da produção, bem como recursos de bônus adicionais - incluindo um documentário sobre a recuperação do episódio 3 - também serão incluídos. Confira-os no Arquivo Ômega.

O ator Peter Purves foi enfático em sua aversão pelo arco, que foi escrito originalmente para Ian, Bárbara e Vicki. Ele frequentemente opinou que seu personagem, Steven Taylor, não foi bem representado porque a reescrita apressada transferiu principalmente as falas de Bárbara para ele, resultando em uma “feminização” do personagem de Steven.

Surpreendentemente, as outras estrelas da série também não gostaram muito do roteiro desta história. As coisas esquentaram tanto que John Wiles ameaçou demitir William Hartnell. As reclamações de Maureen O’Brien levaram Wiles a não renovar seu contrato além do vencimento durante Os Criadores de Mitos, e, assim, ela saiu da série.

Galáxia 4 tem a distinção de ser a única história que não é dos Daleks a usar o efeito de fundo de “pulsação” (ouvido em algumas das cenas dos Rills) utilizado nas histórias dos Daleks deste período e, portanto, associado a elas.

Arte Relacionada: