sábado, 26 de maio de 2018

017 - O Intrometido do Tempo

Divulgação
O Intrometido do Tempo, ou The Time Meddler, é o nono e último arco da 2ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 3 e 24 de julho de 1965.

Episódios:

O Observador (The Watcher)
O Monge Intrometido (The Meddling Monk)
Uma Batalha de Esperteza (A Battle of Wits)
Xeque-mate (Checkmate)

Duração total dos quatro episódios: 1:37:31

Sinopse:

O Doutor e Vicki encontraram-se com Steven Taylor dentro da TARDIS depois que este, desorientado, havia entrado lá. Quando a TARDIS aterrissa em uma praia rochosa e todos saem dela, Steven demora para se convencer de que a nave realmente pode viajar no tempo e no espaço. Nisso, o Doutor quer explorar a região e se dirige a um povoado próximo dos saxões. E, enquanto Steven e Vicki examinam o penhasco, um estranho monge os observa.

Curiosidades e Bastidores:

O título provisório desta história era O Monge (The Monk).

As imagens de Ian e Barbara na Terra no episódio O Planeta da Decisão de A Perseguição foram filmadas enquanto era feita esta história, O Intrometido do Tempo, e elas foram dirigidas pelo diretor deste arco, Douglas Camfield. Vicki e o Doutor falam sobre a ida de Ian Chesterton e Barbara Wright que ocorreu em A Perseguição e o Doutor também menciona a ida de Susan que ocorreu em A Invasão Dalek da Terra. Mais tarde, o Doutor sente falta dos conhecimentos de história de Barbara.

A história está ambientada na costa noroeste da Inglaterra do final do verão de 1066 e nela Steven Taylor, interpretado por Peter Purves, estreia como companheiro de viagem oficial do Doutor, depois de entrar como clandestino na TARDIS durante o episódio O Planeta da Decisão. Também é a estreia de um dos vilões recorrentes da série, o Monge Intrometido, interpretado por Peter Butterworth. É a primeira vez que aparece outro membro da raça do Doutor sem contar a sua neta. O nome do Monge não é revelado na história, simplesmente chamam-no de "O Monge", "O Monge Intrometido" ou "O Intrometido do Tempo". No livro No Future, foi revelado que ele já foi um conselheiro dos Moroks, que apareceram em O Museu Espacial.

O Intrometido do Tempo é o primeiro exemplo do que se conhece em Dr. Who como história "pseudo-histórica", a que usa o passado como ambientação para uma narrativa de ficção científica, diferente das histórias puramente históricas que têm lugar no passado, mas não têm elementos desse gênero, além dos personagens regulares e da TARDIS.

Por um erro de Maureen O'Brien durante a gravação, ela diz que o acrônimo TARDIS significa "Tempo e Dimensões Relativas no Espaço", em vez de "Dimensão Relativa" no singular, como Susan diz em Uma Criança de Outro Mundo, e este erro se perpetuou durante quase toda a história posterior da série com exceções ocasionais. O nome original no singular foi restabelecido no primeiro episódio da Série Atual, e desde então foi mantido no singular.

Durante a produção deste arco estreou o novo produtor, John Wiles. E William Hartnell, descontente pelas numerosas mudanças ocorridas durante a produção, fez birra durante os ensaios.

A cena do barco viking foi tirada de um noticiário cinematográfico da BBC sobre uma recriação viking na costa sul da Inglaterra. Na edição remasterizada em DVD, essa cena foi restaurada a partir do filme original, e o noticiário completo foi incluído nos extras do DVD.

Os episódios um, três e quatro desapareceram dos arquivos da BBC durante a destruição da década de 1970. Em 1985, foram devolvidas gravações editadas dos quatro episódios da Nigéria, e as cópias completas dos episódios um e três foram encontradas em 1992. Falta uma cena cortada do episódio quatro que mostra um ato de violência que foi censurada. Na edição em DVD de 2008, foi incluído como extra o áudio dessa sequência perdida com extratos do roteiro original e texto explicativo: parece que os dois vikings no episódio Xeque-mate eram atravessados por espadas dos saxões graças ao uso de manequins.

William Hartnell não aparece no episódio 2, pois estava de férias. Sua voz pré-gravada aparece quando o Doutor está preso em uma cela. Alethea Charlton, que interpreta a Edith, havia aparecido anteriormente em Uma Criança de Outro Mundo como a Hur.

Em 4 de fevereiro de 2008, o arco foi publicado em DVD. A qualidade das cópias dos últimos episódios era tão baixa que não foi possível aplicar o processo VidFIRE a eles. O DVD foi dedicado à memória de Verity Lambert, que havia falecido em novembro do ano anterior.

Artes Relacionadas:
Marshall Tankersley
DeviantArt