domingo, 25 de março de 2018

148 - Recordação dos Daleks

Divulgação
Recordação dos Daleks, ou Remembrance of the Daleks, é o primeiro arco da 25ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Data de estreia de cada episódio:
5 de outubro de 1988
12 de outubro de 1988
19 de outubro de 1988
26 de outubro de 1988

Duração total dos quatro episódios: 1:38:16

Sinopse:

O Doutor e Ace chegam em Shoreditch em 1963 e congraçam-se com o professor Jensen e o sargento Mike Smith, que estão procurando as origens de umas flutuações magnéticas no exterior de uma escola. Depois encontram o Capitão Gilmore e seus homens em Totters Lane, onde foram atacados por um bandido desconhecido. O agressor é um Dalek cinza que é destruído pelo Doutor, mas isso é só o começo.

Curiosidades e Bastidores:

Confira a edição 71 deste arco no Arquivo Ômega.

Segundo o BBC Archive Holdings, essas "edições" são os cortes mais antigos dos arcos, termo utilizado nas produções de 1978 em diante. Quando a edição estava concluída, notas eram feitas para verificar se seria necessário novas edições para adequar o tempo da fita com o disponível para a transmissão, a reedições eram chamadas de “72, 73…” e assim por diante, grande parte dos efeitos especiais e a trilha sonora eram apenas adicionados na edição 72 (que se tornava a fita mestre). Afim de evitar mais despesas e riscos, a edição 71 tinha a prioridade de ser transmitida, mas raramente isso acontecia, um arco de Dr. Who normalmente era editado 3 vezes antes de poder ser transmitido, há poucos casos de uma edição 74.

Vez ou outra, a BBC coloca entre os extras dos DVDs da Série Clássica uma “Gravação de Estúdio”, não é a mesma coisa que uma “Edição 71”, um exemplo disso é o extra O Vampiro do Espaço. A existência desses conteúdos é praticamente um milagre! Por qual motivo a produtora que perdia o próprio conteúdo por puro descaso iria manter algo que nem era destinado ao público?

Se não fossem as cópias em preto e branco (versões devolvidas à BBC), a era do Terceiro Doutor teria alguns episódios em reconstrução. Algumas edições pré-transmissão, até mesmo cenas deletadas, tipo a versão australiana de “Circo de Monstros” ou a estadunidense de “Inferno”, só existem pois a BBC enviava por engano os cortes mais antigos para outros países.

O editor de roteiros Andrew Cartmel (na foto) atribuiu o roteiro ao escritor Ben Aaronovitch, e pretendia que a história mostrasse o Doutor no centro do comando.
Este arco contém numerosas referências à história da série, algo de que Ben Aaronovitch achava divertido. Ocorre em 1963, mais ou menos na mesma data em que ocorre o primeiro episódio da série, de Uma Criança de Outro Mundo. Também é a volta do Doutor para Totters Lane, como havia reaparecido em Ataque dos Cybermen[ainda não disponível], além de a reaparição da escola Coal Hill. Sem falar na menção de um vilão que apareceu anteriormente em Arco do Infinito[ainda não disponível].

O produtor John Nathan-Turner queria começar o 25º aniversário em grande estilo fazendo uma história com seus adversários mais famosos, os Daleks. John e o editor de roteiros Andrew Cartmel contrataram Ben Aaronovitch para escrever a trama. Andrew contratou Ben para escrever a história Dalek, originalmente intitulada Nêmesis do Doutor (Nemesis of the Doctor). Pelo acordo com Terry Nation, o criador dos Daleks, o roteiro de uma história sobre os vilões devia contar com sua aprovação se ele não fosse o autor. Apesar de discordâncias iniciais, ele aprovou a história.

A incapacidade dos Daleks de subir escadas era um mito urbano e uma piada muito comum, de que o próprio Doutor fez eco em Destino dos Daleks[ainda não disponível]. Recordação pretendia matar esse mito, apesar de Andrew notar que a piada perdurou.

A guerra civil Dalek foi pensada para que servisse de explicação para Revelação dos Daleks. Ben pensou que o destino de Skaro no final do arco parecia uma conclusão lógica, mas sinalizou que não foi a melhor decisão a longo prazo.

Recordação dos Daleks, a primeira história da temporada do 25º aniversário, também foi a primeira a ser transmitida originalmente em estéreo, mesmo que apenas na área de Londres. E dentre as muitas autorreferências, ainda há uma metarreferência: um locutor de televisão diz "Esta é BBC Televisão. A hora é cinco e quinze da tarde, e as atrações de sábado continuam com uma aventura da nova série de ficção científica, 'Doc...'", mas a cena muda antes de completar o título. Ben Aaronovitch não pôde resistir a essa referência, e esclareceu que isso deve ser levado na brincadeira e não a sério. Originalmente estava previsto que esse programa teria o título de Professor X.

Várias cenas do arco foram cortadas ou editadas durante a produção. A que mais se destaca é uma do Doutor dizendo a Davros que ele é "muito mais que um Senhor do Tempo qualquer", cujo áudio está contido em Sylvester Mccoy - Babelcolour Tribute. Essa e as pistas de que o Doutor estava presente na criação da Mão de Ômega, formava parte do chamado "Plano Mestre de Cartmel" do editor de roteiros Andrew para devolver um pouco de mistério de suas origens. Entretanto, como a série foi cancelada em 1989, as pretensas revelações não chegaram a ser produzidas.

Artes Relacionadas:
Graeme Neil Reid
Matt Burniston