terça-feira, 12 de junho de 2018

020 - Os Criadores de Mitos*

Divulgação
Os Criadores de Mitos, ou The Myth Makers, é o terceiro arco da 3ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 16 de outubro e 6 de novembro de 1965.

Episódios:

Este arco contém todos os episódios reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Templo de Segredos (Temple of Secrets)*
Pequeno Profeta, Rápido Retorno (Small Prophet, Quick Return)*
Morte de um Espião (Death of a Spy)*
Cavalo da Destruição (Horse of Destruction)*

Duração total dos quatro episódios: 1:40:49

Sinopse:

O exército grego tem sitiado a antiga cidade de Troia por dez anos. A guerra começou quando Helena abandonou seu marido Menelau pelo príncipe troiano Páris, filho do rei Príamo. O irmão de Menelau, Agamemnon, comanda o exército que rodeia Troia, e com o cerco busca aumentar seu poder através de uma guerra baseada nessa relação adúltera.

Fora de Troia, justo quando Aquiles está prestes a matar Heitor, a TARDIS materializa-se ali. Quando o Doutor sai da nave, Aquiles o confunde com Zeus disfarçado. Os dois vão para o acampamento grego, encontrando-se com Odisseu pelo caminho. Quando chegam, Agamemnon insiste que "Zeus" os ajude contra os troianos, e diz que só o deixará ir depois que ele fizer isso. Enquanto isso, Vicki e Steven discutem sobre sair para ajudar o Doutor. Vicki ainda estão com um tornozelo ferido da aventura anterior na Galáxia 4, por isso Steven insiste que ela fique na TARDIS enquanto ele vai atrás do Doutor para ajudá-lo.

Curiosidades e Bastidores:

A história ocorre em Troia, baseando-se na Ilíada de Homero. Neste arco, Maureen O'Brien faz sua última aparição na série como Vicki e Adrienne Hill é apresentada como a nova companheira do Doutor, Katarina.

Originalmente, Dennis Sponner pretendia que todos os títulos fossem jogos de palavras, incluindo "Deus Ex Machina" e "Existe um Doutor no Cavalo?" (Is There a Doctor In The Horse?). A BBC vetou esses títulos, mas permitiu o do episódio 2 só por insistência do editor de roteiros Donald Tosh.

Donald Cotton tirou o material para seus roteiros de seu extenso conhecimento da literatura clássica e medieval, incluindo os poemas épicos de Homero, as obras de Ésquilo e Eurípides, a Eneida de Virgílio e Troilo e Créssida de Geoffrey Chaucer.

William Hartnell sofreu um baque enquanto trabalhava na história: a morte de sua tia Bessie, que havia cuidado dele durante sua infância problemática. Infelizmente, os apertados horários de gravação não lhe permitiram ir assistir ao funeral de Bessie. Isso o levou a ficar difícil de lidar durante a produção, recusando-se a falar com os atores Max Adrian e Francis de Wolff e declarando que o diretor Michael Leeston-Smith era um "tolo".

Esta foi a primeira história a cargo do novo produtor da série, John Wiles, que substituía na função a produtora original, Verity Lambert.

Francis De Wolff havia interpretado anteriormente Vasor em As Chaves de Marinus.

Ivor Salter havia interpretado anteriormente o comandante dos Morok em O Museu Espacial.

Tutte Lemkow já havia interpretado Kuijo em Marco Polo, depois interpretou Ibrahim em A Cruzada e voltou a aparecer neste arco como o Ciclope.

Conserva-se o áudio de todos os episódios e ele foi publicado em CD com narração de Peter Purves. E os únicos fragmentos de vídeo que se conservam, películas de 8mm que fãs gravaram de suas televisões, vieram a público na compilação em DVD Lost in Time.

Na década de 1980, a Reeltime Pictures lançou uma série de vídeos caseiros com entrevistas com o elenco e a equipe de Dr. Who. Esta série de fitas de longa duração (que mais tarde incluiu as primeiras obras derivadas de Dr. Who) foi intitulada Myth Makers após esta história.

Arte Relacionada:
DeviantArt