domingo, 25 de março de 2018

008 - O Reinado de Terror*

Divulgação
O Reinado de Terror, ou The Reign of Terror, é o oitavo e último arco da 1ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Este arco contém os episódios 4 e 5 reconstruídos em animação. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Data de estreia de cada episódio:
8 de agosto de 1964
15 de agosto de 1964
22 de agosto de 1964
29 de agosto de 1964
5 de setembro de 1964
12 de setembro de 1964

Título de cada episódio:
Uma Terra de Medo (A Land of Fear)
Convidados da Madame Guilhotina (Guests of Madame Guillotine)
Uma Mudança de Identidade (A Change of Identity)
O Tirano da França (The Tyrant of France)*
Uma Barganha Necessária (A Bargain of Necessity)*
Prisioneiros da Conciergerie (Prisoners of Conciergerie)

Duração total dos seis episódios: 2:26:22

Sinopse:

O Doutor, Ian, Barbara e Susan chegam à França do século XVIII, durante a Revolução Francesa. Depois de serem capturados por um grupo que foge de Robespierre, a casa em que estavam é atacada pelos soldados revolucionários. Eles, depois de matar os fugitivos, levam Ian, Barbara e Susan, e põem fogo na casa, sem saber que o Doutor continua lá.

Curiosidades e Bastidores:

"Le Chien Gris", mencionado pela primeira vez no episódio Convidados da Madame Guilhotina, significa "O Cão Cinza".

Em vários guias e listas da década de 1970, a história levava o título de A Revolução Francesa (The French Revolution), título que parece vir de um artigo promocional da Radio Times intitulado Dr. Who e a Revolução Francesa (Dr. Who and the French Revolution).

O diretor Henric Hirsch adoeceu durante o arco e não pôde dirigir o Episódio 3. John Gorrie, que já havia dirigido As Chaves de Marinus, substituiu Henric temporariamente. Como não houve créditos na tela para o diretor do episódio, algumas fontes creditaram Verity Lambert como diretora, apesar de ela ter negado isso violentamente. William Russell, intérprete de Ian, teve duas semanas de férias durante a filmagem deste arco, e nos Episódios 2 e 3 só apareceu em fragmentos filmados anteriormente. Do mesmo modo, a longa tomada do Doutor caminhando por uma estrada rural - certamente a primeira cena filmada em exteriores na história do programa -, foi um dublê de William Hartnell que fez, já que esse estava ocupado ensaiando para Os Sensorianos.

Esta história foi comprada e exibida em 19 países, começando com a Austrália em setembro de 1965. A última transmissão conhecida foi na Etiópia, onde foi exibida ao longo de seis semanas entre 24 de junho e 29 de julho de 1971.

Os seis episódios foram destruídos durante a limpeza dos arquivos da BBC na década de 1970. Em 1982, um colecionador devolveu à BBC uma cópia de Prisioneiros da Conciergerie, e em outubro de 1984 foram encontradas em Chipre cópias dos restantes episódios recuperados - Uma Terra de Medo, Convidados da Madame Guilhotina e Uma Mudança de Identidade -, junto com mais uma cópia de Prisioneiros da Conciergerie, e voltaram aos arquivos da BBC em julho de 1985. Chipre não havia transmitido O Reinado de Terror. As cópias chegaram a Chipre de Malta. Então, com a recuperação desses episódios, só permaneceram perdidos os episódios O Tirano da França e Uma Barganha Necessária. Eles foram lançados em animação com o DVD do arco completo em 2013.

Arte Relacionada:
LissyStrata