terça-feira, 24 de julho de 2018

024 - O Artesão Celestial*

Divulgação
O Artesão Celestial, ou The Celestial Toymaker, é o sétimo arco da 3ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Este arco contém os episódios 1 a 3 reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Data de estreia de cada episódio:
2 de abril de 1966
9 de abril de 1966
16 de abril de 1966
23 de abril de 1966

Título de cada episódio:
A Celestial Sala de Jogos (The Celestial Toyroom)*
O Salão de Bonecas (The Hall of Dolls)*
A Pista de Dança (The Dancing Floor)*
O Teste Final (The Final Test)

Duração total dos quatro episódios: 1:35:54

Sinopse:

Uma inteligência alienígena invade a TARDIS e faz o Doutor ficar invisível, deixando Dodo e Steven incrédulos. Ao saírem, entram em um estranho mundo onde o Doutor reaparece, dizendo que conhece o lugar. Os três chegaram ao mundo do Artesão Celestial, uma entidade eterna de infinito poder que faz jogos e armadilhas para os incautos que podem virar os brinquedos do Artesão. Este que faz a TARDIS desaparecer para que os viajantes não possam escapar, separa o Doutor de seus amigos para um jogo Trilógico e os outros dois precisam vencer as criações do Artesão em seus jogos para encontrarem a TARDIS, mas antes que o Doutor chegue ao movimento 1.023 do Jogo Trilógico, do contrário, os três ficarão presos naquele mundo.

Curiosidades e Bastidores:

O Jogo Trilógico lembra o quebra-cabeça Torre de Hanói. Aliás, dois dos títulos provisórios deste arco são O Artesão (The Toymaker) e O Jogo Trilógico (The Trilogic Game).

Artesão é a versão em português para ToyMaker, seguindo a maravilhosa tradução da HQ Fim de Jogo, que contém um prefácio que trata sobre como a tradução deve ser, uma adaptação, nunca uma transcrição, assim como explica que termos em inglês precisam ser traduzidos para o texto em português fazer sentido. O Artesão, renomeado para Fabricante de Brinquedos, também apareceu na HQ especial de Natal de 2015 do Décimo Segundo Doutor. Confiras as duas histórias na pasta de quadrinhos do Dropbox da Biblioteca.

Willian Hartnell, intérprete do Doutor, estava de férias durante os episódios 2 e 3. Foram usadas pré-gravações de sua voz no episódio dois, e, no três, Albert Ward foi o dublê de sua mão nas cenas em que o Doutor está praticamente invisível enquanto jogava o Jogo Trilógico ao longo da trama.

Brian Hayles, roteirista desta história, não estava disponível para fazer as reescrituras necessárias, então o editor de roteiros nesse momento, Donald Tosh, foi encarregado de fazê-las. Como Donald já havia deixado o cargo quando a história foi transmitida, fez um acordo com Brian para receber o crédito de autor e que Brian Hayles fosse creditado por dar a ideia. Depois que Donald concluiu o trabalho com os roteiros, seu sucessor, Gerry Davis, foi obrigado a fazer mais mudanças por causa de um corte no orçamento. Donald não gostou das mudanças e recusou ser creditado, e Gerry não podia assumir o roteiro porque era o editor de roteiros da série. Desta forma, Brian foi o único que apareceu nos créditos como autor do arco, apesar do fato de que não havia trabalhado no roteiro em três meses, e que sua versão final se parecia pouco ou nada com o que havia escrito.

A história foi criada pelo produtor John Wiles, que deixou a série antes que começassem as gravações, depois de várias discussões com Willian Hartnell. Era intenção de John que Willian fosse substituído no papel do Doutor durante a história, fazendo com que o personagem reaparecesse com uma nova forma depois que o Artesão retirasse sua invisibilidade. O diretor de arcos da BBC, Gerald Savory, vetou a ideia e tirou John do programa.

A novelização deste arco, escrita por Gerry Davis e Alison Bingeman, foi publicada pela Target Books em junho de 1986. É um dos poucos livros baseados na série escritos por mais de uma pessoa.

A BBC recebeu reclamações de advogados em nome da instituição Frank Richards porque, segundo eles, o personagem de Peter Stephens, Cyril, era parecido demais com Billy Bunter. A BBC emitiu um comunicado dizendo que Cyril simplesmente foi "inspirado em Bunter".

No livro Lealdades Divididas, é revelado que o encontro anterior do Artesão com o Doutor resultou na perda de um amigo de escola deste para o Artesão, que o possuiu. Nesta história, também é revelado que o Artesão é um dos Guardiões, representando os sonhos da mesma forma que o Guardião Branco representa a ordem, e o Guardião Negro representa o caos. No livro O Arcanjo Quântico, o Artesão é chamado de o Guardião de Cristal (Crystal Guardian). Mas, de acordo com Donald Tosh, a intenção original era que o Artesão fosse, assim como o Monge, um membro da espécie do Doutor.

Confira os episódios reconstruídos e o sobrevivente no Arquivo Ômega.

Este foi um arco que, ao contrário da maioria das outros, foi moldado por duas equipes de produção diferentes. Ao longo do caminho, gerou críticas incomuns de detentores de direitos de outras propriedades que estavam preocupados que seus personagens estivessem sendo usados ​​de forma inútil, se não ilegal, na produção. Na verdade, O Teste Final foi o único episódio de Dr. Who forçado a ter um anúncio de continuidade para proteger a BBC de ações legais em nome de algum dos detentores de direitos autorais.

Aqui foi onde Innes Lloyd oficialmente assumiu o papel de produtor, o que resultou em roupas muito menos formais para o elenco feminino. Pela primeira vez, a companheira usa minissaia. Como o arco A Arca ultrapassou, e muito, o orçamento, O Artesão Celestial foi obrigado a ter um design de cenário minimalista.

Foi planejado que O Artesão Celestial retornasse em A Feira do Pesadelo, e Michael Gough foi abordado para reprisar seu papel, mas isso nunca foi feito devido ao controlador da BBC1, Michael Grade, ter inesperadamente decidido adiar a série por dezoito meses. Isso foi parte da 23ª temporada cancelada em 1986, que mais tarde foi transformada em uma novelização de episódios perdidos e uma história de áudio da série Lost Stories; o último estrelado por David Bailie como o Artesão, já que Gough já havia se aposentado há muitos anos.

Artes Relacionadas:
Simon Hodges
Rob Carpenter
Andydrewz