sexta-feira, 13 de julho de 2018

022 - O Massacre da Noite de São Bartolomeu*

Divulgação
O Massacre da Noite de São Bartolomeu, ou The Massacre of St Bartholomew's Eve, é o quinto arco da 3ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 5 e 26 de fevereiro de 1966.

Episódios:

Este arco contém todos os episódios reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

War of God (Guerra de Deus)*
The Sea Beggar (O Mendigo do Mar)*
Priest of Death (Padre da Morte)*
Bell of Doom (Sino da Condenação)*

Duração total dos quatro episódios: 1:39:19

Sinopse:

A TARDIS aterrissa em Paris no ano de 1572. Desde o princípio, o Doutor e Steven estão em perigo, já que as tensões entre os protestantes e os católicos são alarmantes na cidade. Enquanto o Doutor vai visitar o boticário Charles Preslin, Steven fica em uma taberna para tomar umas brejas. Lá, ele conhece Nicholas Muss, um huguenote que paga seus tragos e explica que a tensão em Paris começou quando o príncipe Henrique de Navarra, protestante, casou-se com a princesa católica Margarida de Valois, irmã do rei.

Nisso, Anne Chaplet corre aterrorizada na direção dos dois depois de escutar alguns guardas dizerem que iam repetir um massacre de protestantes em Paris, algo que ela vivenciou dez anos atrás em sua cidade natal. Para proteger a serva e sua informação, Nicholas faz com que Anne trabalhe para o seu amo, Gaspar de Coligny, o protestante mais importante da corte. Steven também fica com ele para evitar problemas na cidade, já que o Doutor não voltou à taberna como havia sido combinado.

Curiosidades e Bastidores:

No episódio Sino da Condenação, Jackie Lane aparece pela primeira vez na série como a companheira Dorothea "Dodo" Chaplet. Na história, é sugerido que Dodo é descendente de Anne Chaplet, mas não é explícito se é por causa de um filho ilegítimo de Anne ou se ela foi casada com alguém que compartilhou o seu sobrenome.

Segundo o livro Doctor Who: Companions de David J. Howe e Mark Stammers, no final do último episódio do arco estava previsto uma participação especial de William Russell e Jacqueline Hill em seus papéis dos antigos companheiros Ian Chesterton e Barbara Wright. Na cena, Ian e Barbara veriam a desmaterialização da TARDIS depois da entrada de Dodo nela. Infelizmente, embora tudo tenha sido preparado, a cena nunca foi filmada.

O editor de roteiros Donald Tosh reescreveu praticamente todo o arco depois que o roteiro que John Lucarotti enviou foi considerado distante demais da linha argumental pedida por Donald e o produtor John Wiles. Em uma monografia sobre O Massacre da Noite de São Bartolomeu, James Cooray Smith argumenta que a semelhança do Doutor com o Abade de Amboise foi inspirada por um evento histórico real, a representação em 1562 do Abade responsável pela Abadia de Marmoutier na comuna de Amboise por um homem chamado Chastillon, que mais tarde foi executado. Ele sugere que o roteiro original de Lucarotti (que não existe mais) envolvia o Doutor se passando pelo Abade com o público a par de tudo, enquanto a preferência de Tosh era que o público não soubesse se o Abade era ou não o Doutor, levando a divergências entre os dois. Lucarotti se irritou tanto pelas mudanças que exigiu que tirassem o seu nome dos créditos. Os testemunhos de se a exigência foi ou não aceita são conflitantes. Donald também foi creditado como coautor. O novo editor de roteiros, Gerry Davis, apareceu creditado no episódio Sino da Condenação no lugar do Donald.

Alguns documentos de produção originais indicam que o nome do arco é O Massacre da Noite de São Bartolomeu, embora isso seja um anacronismo, já que o massacre de São Bartolomeu ocorreu de dia. Alguns indicam que o nome original em francês (Massacre de la Saint-Barthélemy) não menciona dia, e que o título se refere de fato aos eventos que levaram ao próprio massacre, ou seja, refere-se à véspera do dia de São Bartolomeu. Além disso, Mendigos do Mar foi um nome assumido pela confederação de nobres holandeses calvinistas e outros descontentes, que a partir de 1566 se opuseram ao governo espanhol nos Países Baixos. O grupo mais bem sucedido deles operava no mar, e, portanto, era chamado de Watergeuzen (em inglês, Sea Beggars).

A publicação da BBC Radio Collection dá ao arco os títulos O Massacre e O Massacre da Noite de São Bartolomeu. Na capa, utiliza-se o título curto, e no livreto que o acompanha, aparecem ambos os títulos. Os CD têm impresso o título completo e é assim que ele é anunciado por Peter Purves na própria gravação.

William Hartnell estava de férias durante a gravação do episódio dois, por isso nem o Doutor, nem o Abade aparecem. E Christopher Tranchel interpretou posteriormente Jenkins em Os Sem Rosto.

A novelização de John Lucarotti de 1987 para a Target Books, intitulada simplesmente de O Massacre, devolveu a história ao rascunho anterior antes de as férias programadas para William Hartnell e as limitações técnicas forçarem várias reescritas (permitindo que William não tivesse que estar presente durante a gravação do segundo episódio e removendo a necessidade de ele ser duplicado ao longo da história).

Esta é uma das três únicas histórias, junto com Marco Polo e Missão ao Desconhecido, que não se conserva nem um só fragmento de vídeo. Entretanto, existe uma gravação da íntegra do som, realizada por um fã, que foi publicada em CD e cassete em 1999 com narração de Peter Purves.