terça-feira, 24 de março de 2020

035 - Os Sem Rosto*

Divulgação
Os Sem Rosto, ou The Faceless Ones, é o oitavo e penúltimo arco da 4ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Este arco contém os episódios 2 e 4 a 6 reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Data de estreia de cada episódio:
8 de abril de 1967
15 de abril de 1967
22 de abril de 1967
29 de abril de 1967
6 de maio de 1967
13 de maio de 1967

Duração total dos seis episódios: 2:24:19

Sinopse:

A TARDIS materializa-se na pista do aeroporto de Gatwick. O Doutor, Ben, Polly e Jamie saem para descobrir que estão no meio do caminho de um avião que aterrissa. Um segurança vai até os três, no que eles separam-se para fugir. Enquanto a segurança do aeroporto confisca a TARDIS, Polly esconde-se no hangar da agência de viagens Chameleon Tours, onde vê Spencer matar outro homem e informar o capitão Blade, seu superior. Polly corre e avisa ao Doutor e a Jamie o que viu. Eles vão ao hangar, examinam o corpo e o Doutor descobre que a vítima foi eletrocutada por uma arma que não pode existir na Terra nessa época. Então vão buscar alguém com autoridade, e Blade captura Polly sem que o Doutor nem Jamie se deem conta. Ela e o corpo são escondidos antes do regresso dos dois juntos com as autoridades do aeroporto.

Curiosidades e Bastidores:

Entre os títulos provisórios desta história, há Os Camaleões (The Chameleons).

Esta história teve origem em outra planejada para o Doutor de William Hartnell por Hulke-Ellis intitulada A Grande Loja (The Big Store), na qual alienígenas ocupavam manequins em grandes armazéns esperando humanos que pudessem possuir. A ideia foi adaptada para o Doutor de Patrick Troughton e a localização mudada para um aeroporto metropolitano.

O arco foi filmado em exteriores no Aeroporto de Londres Gatwick. Heathrow também aceitou a oferta da equipe de produção, mas ela se decidiu por Gatwick já que o custo era menor. Um arco só seria filmado em Heathrow no final da 20ª temporada.

Havia uma lenda entre os fãs que dizia que esta foi a primeira história na que o rosto do Doutor apareceu na abertura (o que era difícil de determinar pela quantidade de episódios perdidos desta etapa da série). Na verdade, foi no arco anterior, O Terror Macra, quando estreou a nova abertura. Entretanto, a nova versão da sinfonia que acompanhava esta abertura (e as seguintes até 1980) estreou no segundo episódio.

Pauline Collins recebeu a oferta de continuar interpretando a personagem de Sam Briggs como uma nova acompanhante, mas recusou a oferta. Fazendo com que a atriz só aparecesse neste arco, embora ela tenha interpretado a Rainha Victoria da Inglaterra no episódio Dente e Garra da Série Atual.

Bernard Kay, que aqui interpreta o inspetor Crossland, havia aparecido anteriormente como Tyler em A Invasão Dalek da Terra e Saladino em A Cruzada. Wanda Ventham e Donald Pickering interpretariam posteriormente um casal em Tempo e a Rani. Donald havia aparecido anteriormente como Eyesen em As Chaves de Marinus. Christopher Tranchell apareceu anteriormente como Roger Colbert em O Massacre da Noite de São Bartolomeu.

Além de os episódios 2, 4, 5 e 6 terem sido perdidos, faltam 14 segundos do episódio 3 por tratar-se de uma cópia em mau estado.

Radio Times
Em 16 de março de 2020, a animação deste arco foi lançada nas versões colorida e preto e branco. Todos os episódios foram animados, incluindo os sobreviventes, e o áudio utilizado foi o original.

Artes Relacionadas:
Adrian Salmon
Daryl Joyce