domingo, 25 de março de 2018

142 - Revelação dos Daleks

Divulgação
Revelação dos Daleks, ou Revelation of the Daleks, é o sexto e último arco da 22ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 23 e 30 de março de 1985.

Episódios:

Duração total dos dois episódios: 1:30:03

Sinopse:

A TARDIS aterrissa em Necros, localização da casa funerária Repouso Tranquilo, quando o Doutor é atacado por um mutante, o qual Peri mata. Antes de morrer, o mutante diz ao Doutor que o Grande Curandeiro utilizou-o em um experimento genético, e que suas aparência e hostilidade eram consequências desses experimentos.

Curiosidades e Bastidores:

Pela primeira vez Davros e os Daleks são vistos levitarem a uma certa distância sobre o solo. Na versão transmitida, os ângulos de câmera escolhidos não permitiam ver com clareza se o Dalek voava ou não, tanto que alguns espectadores comentaram que a impressão era mais de ver um Dalek gigante do que um levitando.

O Sexto Doutor indica que possui 900 anos, a primeira vez que menciona sua idade desde a era do Quarto Doutor, a mesma idade que o Nono menciona a Rose na primeira temporada da Série Atual, mesmo que o Sétimo Doutor tenha dito ter 953 anos em Tempo e a Rani.

A última palavra do Doutor no segundo episódio foi cortada porque a história planejada A Feira de Pesadelos (The Nightmare Fair) foi cancelada. Ele teria dito "Blackpool", lugar onde ele e Peri iriam na 23ª Temporada, pois A Feira do Pesadelo seria o primeiro arco da temporada seguinte, obra do antigo produtor Graham Williams. Entretanto, depois da transmissão de Revelação dos Daleks, a BBC suspendeu o trabalho na série por 18 meses. A produção foi retomada um ano mais tarde e o seguinte episódio só transmitido em setembro de 1986.

Eric Saward esquivou-se da política da BBC que proibia os editores de roteiros criarem estórias eles mesmos ao escrever um roteiro durante um período de seis semanas entre contratos. Eric estava de férias na ilha de Rodes da Grécia nesse tempo, e muitos dos nomes, como Lilt e Orcini, vieram de lugares, produtos e pessoas que encontrou lá. Tasambeker, por exemplo, recebeu seu nome de um santo grego.

A história está ligeiramente inspirada no livro The Loved One, e a informação do DVD diz que No Mundo de 2020 foi outra influência. Entretanto, Eric diz nos comentários do DVD que não tinha visto esse filme antes de escrever Revelação dos Daleks.

Eric Saward também teve a ideia dos trajes azuis em Necros para ocultar a vestimenta de Colin Baker, que considerava inapropriada para uma série dramática, o máximo tempo possível. Fragmentos da história foram filmados nos escritórios da IBM em Cosham, Portsmouth.

Este foi o último arco de Dr. Who em que os exteriores foram filmados em celuloide e os interiores em vídeo. A partir de O Julgamento de um Senhor do Tempo[ainda não disponível], a produção fez-se integralmente em vídeo. Colin Baker e Nicola Bryant aparecem integralmente em celuloide na primeira parte e não têm interação com os atores que aparecem nos fragmentos em vídeo.

Também foi o último arco que utilizou os arranjos da sintonia de Peter Howell que havia sido introduzida em 1980.

Eleanor Bron apareceu anteriormente em Cidade da Morte[ainda não disponível].

Artes Relacionadas:
DeviantArt
DeviantArt