domingo, 5 de junho de 2022

040 - O Inimigo do Mundo

O Inimigo do Mundo, ou The Enemy of the World, é o quarto arco da 5ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

Data de estreia de cada episódio:
23 de dezembro de 1967
30 de dezembro de 1967
6 de janeiro de 1968
13 de janeiro de 1968
20 de janeiro de 1968
27 de janeiro de 1968

Duração total dos seis episódios: 2:21:19

Sinopse:

Quando o Doutor, Jamie e Victoria estão descansando em uma praia na Austrália, alguém tenta assassinar o Doutor. Depois de deter os assassinos e resgatá-lo, eles explicam que o confundiram com Salamander, um tirano megalomaníaco que domina a Organização das Zonas Unidas no século XXI, e que é seu sósia. O Doutor aceita passar-se por Salamander para conseguir obter informações que facilitem sua queda.

Curiosidades e Bastidores:

Assim como em Os Escoceses, neste arco, o Jamie volta a bradar "Creag an tuire!", um grito de guerra escocês que pode ser traduzido como "Balance a torre!".

Por mais de quarenta anos, apenas o episódio 3 deste arco existia nos arquivos da BBC. Originalmente, ele foi o único episódio a sobreviver. Em 11 de outubro de 2013, a BBC anunciou que os cinco episódios restantes foram recuperados de uma sala de armazenamento de uma estação de retransmissão de televisão na Nigéria após os esforços de busca da Television International Enterprises Archive e da Philip Morris, tornando o arco completo nos arquivos de televisão da BBC pela primeira vez desde que os episódios de Dr. Who foram jogados no lixo em massa entre 1972 e 1978. Foi posteriormente lançado no iTunes. Foi o segundo arco da 5ª temporada a ser encontrado na íntegra.

Esta foi a última história a ser produzida sob a égide do criador de Dr. Who, Sydney Newman, que deixou seu cargo como chefe de drama na BBC após o término de seu contrato no final de 1967. Os quatro papéis principais de produção para esta história foram todos tomados por homens fortemente envolvidos no desenvolvimento de Doctor Who. O autor David Whitaker foi o primeiro editor de roteiro do programa; Barry Letts, dirigindo o programa pela primeira vez, mais tarde se tornou o produtor do programa (na maior parte da era Jon Pertwee), produtor executivo e roteirista ocasional; o editor de roteiro Peter Bryant tornou-se o produtor do programa a partir da próxima história; Innes Lloyd era o atual produtor do programa, mas saiu depois desta história.

Muito parecido com O Massacre da Noite de São Bartolomeu, este arco foi influenciado pelo desejo do ator principal de interpretar outros papéis além do Doutor. Inicialmente, foi planejado que os dois personagens de Troughton se encontrariam mais de uma vez, mas devido à complexidade técnica, acabou havendo apenas uma cena de confronto, no clímax da história (utilizando edição e uma técnica de tela dividida). Barry Letts planejou seis tomadas de tela dividida. Ele pediu uma caixa fosca para mascarar metade da lente da câmera, depois de ler sobre a técnica usada para filmes antigos de Hollywood. O filme foi rebobinado após a primeira tomada e Troughton foi filmado em seu outro traje. No entanto, após a primeira cena, a câmera travou e não foram filmadas mais tomadas em tela dividida. Mais tarde, Letts mencionou isso a Derek Martinus, diretor da história anterior, que atualizou Letts com a tecnologia contemporânea de filmar normalmente usando uma impressora óptica para combinar o material.

Devido à mudança da televisão britânica da tecnologia de 405 linhas para 625 linhas, em preparação para transmissões em cores, entrando em vigor para todos os programas da BBC a partir de 1º de janeiro de 1968, acreditava-se por muito tempo que a mudança para Doctor Who de 405 linhas para 625 veio a partir do episódio 3 deste arco; no entanto, após a recuperação dos outros cinco episódios, descobriu-se que os episódios 1 e 2 foram, de fato, feitos em 625 linhas antes da mudança oficial. A noção agora refutada da mudança que ocorreu no episódio 3 foi provavelmente devido a um erro na documentação.

Frazer Hines e Deborah Watling não apareceram no episódio 4, pois estavam de férias.

Uma novelização deste arco, escrita por Ian Marter, foi publicada pela Target Books em março de 1981, intitulada Doctor Who and the Enemy of the World. David Whitaker estava trabalhando em sua própria versão da novelização no momento de sua morte.

Uma edição especial em DVD com comentários em áudio, entrevistas, uma homenagem à falecida Deborah Watling e remasterização de todos os seis episódios foi lançada no Reino Unido em 26 de março de 2018, no mesmo ano em que a história foi definida a ocorrer.

É interessante notar que, em 2013, foi lançada uma versão simples do DVD, sem extras nem nada, pois a BBC viu que ninguém ligava para esta história. No entanto, quando o público viu o arco por completo, ele ficou instantaneamente amado pelos consumidores.

Arte Relacionada:
Connor Adkins