terça-feira, 30 de maio de 2023

045 - O Ladrão de Mentes

Divulgação
O Ladrão de Mentes, ou The Mind Robber, é o segundo arco da 6ª Temporada da Série Clássica.

Episódios:

14 de setembro de 1968
21 de setembro de 1968
28 de setembro de 1968
5 de outubro de 1968
12 de outubro de 1968

Duração total dos seis episódios: 1:39:47

Sinopse:

Ao derrotar os Dominadores em Dulkis, o Doutor desencadeia uma erupção vulcânica. Ele deixa a TARDIS no caminho e ela fica enterrada na lava e o seu fluido evapora no processo. Isso força o Doutor a usar uma unidade de emergência para levar a TARDIS junto com seus companheiros, Jamie e Zoe, para longe do perigo, mas fora da própria realidade. Em um lugar além da imaginação, onde o impossível é real e tudo pode acontecer, os três enfrentam personagens fictícios e criaturas mitológicas, incluindo a Medusa e o Minotauro. E no meio de tanta confusão, um misterioso Mestre aprecia os talentos do Doutor e quer conhecê-lo. O que será que ele está tramando?

Curiosidades e Bastidores:

Ian Hines, que interpreta um dos soldados, é irmão de Frazer Hines.

Os títulos provisórios para esta história incluíam Man Power (O Poder do Homem), Another World (Outro Mundo) e The Fact of Fiction (A Realidade da Ficção). O Ladrão de Mentes foi originalmente composto por quatro episódios, mas o arco anterior, Os Dominadores, foi reduzido de seis para cinco episódios. Isso resultou na escrita de um primeiro episódio esparso, pois eles tiveram que usar o orçamento limitado do episódio substituído. Esse alongamento da história também resultou nos primeiros quatro episódios com apenas 19 e 22 minutos de duração, e o episódio 5 sendo o episódio de Dr. Who mais curto de todos os tempos, com pouco mais de 18 minutos.

Durante a produção, o ator Frazer Hines contraiu catapora e foi substituído às pressas por Hamish Wilson no episódio 2. Isso também significou que uma cena teve que ser escrita rapidamente para explicar a mudança repentina de aparência de Jamie. Em ambas as ocasiões, antes de Jamie ser transformado em um recorte, ele grita, "creag an tuire". Frazer Hines brincou no comentário do DVD que este é o gaélico escocês para "vodka e tônica". É próximo ao slogan do clã MacLaren "Creag an tuirc" ("a rocha do javali").

As filmagens de O Ladrão de Mentes ocorreram em junho de 1968 em Harrison's Rocks em Sussex e Kenley Aerodrome em Croydon. Outras filmagens ocorreram no mesmo mês no Ealing Studios, enquanto as gravações de estúdio para os episódios um e dois também ocorreram em junho. A gravação em estúdio dos episódios três, quatro e cinco ocorreu em julho de 1968. Os robôs brancos que se aproximam de Jamie e Zoe no vazio fora da TARDIS foram emprestados de um uso anterior na série de televisão britânica de ficção científica Out of the Unknown.

Nos extras do DVD, Wendy Padbury afirma sua insatisfação com a luta entre Zoe e Karkus - que, como de costume nesta época da série, foi filmada sem possibilidade de edição ou retomada, mas observa que mesmo assim ela achou fácil de mover-se e lutar por ela usar um macacão que foi originalmente feito para ginástica, esportes e diversão.

Peter Ling, escritor deste arco, sentia-se um impostor porque não era um escritor de ficção científica. Derrick Sherwin o tranquilizou em uma carta datada de 15 de julho de 1968, dizendo - "Deixe a ficção científica pura e as partes monstruosas para aqueles com mentes não originais! Ainda estarei por perto para discutir ideias se você sentir que deseja conversar com um associado quase permanentemente chapado!"

Na versão original de Peter Ling do episódio um, a TARDIS se separou após passar por uma tempestade magnética.

Quando Peter Ling escreveu originalmente o arco, a substituta de Victoria não havia sido criada, então ele escreveu para uma companheira genérica chamada Zoe. O produtor gostou do nome e pegou.

Hamish Wilson estava familiarizado com o programa e assistiu a episódios anteriores com Jamie, o que foi muito útil quando ele foi chamado para fazer o papel em um prazo ridiculamente curto.

Os robôs são reutilizados de uma adaptação da BBC do conto "Razão" de Isaac Asimov.

Embora uma legenda no final do episódio 5 tenha anunciado A Invasão para a semana seguinte, levaria três semanas para a história começar a ser transmitido devido à cobertura da BBC dos Jogos Olímpicos de Verão de 1968. A história foi repetida na BBC2 nas sextas-feiras entre 31 de janeiro a 28 de fevereiro de 1992, alcançando 2,57, 2,64, 1,5, 1,5 e 3,46 milhões de espectadores, respectivamente.

Artes Relacionadas:
Marshall Tankersley
ShawnVanBriesen
LissyStrata