terça-feira, 30 de abril de 2019

A Guerra dos Daleks

Divulgação
A Guerra dos Daleks, ou Dr. Who and the Daleks, estreou em 23 de agosto de 1965 nos cinemas do Reino Unido.

Sinopse:

O excêntrico cientista doutor Who tem sua nova invenção, a TARDIS, uma máquina do tempo, ativada acidentalmente pelo desastrado namorado de Barbara, lan. Dr. Who, suas duas netas, Susan e Barbara, e Ian são transportados através do tempo e do espaço para o planeta Skaro, onde uma raça pacifica de Thals estão sob ameaça de ataque nuclear por parte dos terríveis Daleks.

Curiosidades e Bastidores:

 


O BroaDWcast afirma, com base nos dois recortes de jornal acima, que este filme foi exibido no canal 7 de São Paulo em 15 de dezembro de 1981, às 18h. O guia on-line também afirma que o filme foi ao ar novamente na Rede Manchete em 13 de novembro de 1988, às 15h, em 1º de abril de 1990, às 16h30, e novamente em 15 de julho de 1990.

Confira o documentário Dalekmania, sobre os filmes de Peter Cushing, no Arquivo Ômega.

Este foi o primeiro filme de Dr. Who lançado nos cinemas. Foi baseado no segundo arco do programa, Os Daleks, e não fazia parte do cânone da série até ser incluído por Steven Moffat na novelização do episódio O Dia do Doutor como um filme dentro do universo da série. Foi a primeira história de Dr. Who a ser transmitida em cores e panorâmica.

Produção:
  • A Amicus comprou os direitos para fazer este filme e duas sequências de Terry Nation e da BBC por £ 500.
  • A fotografia principal começou no Shepperton Studios, Inglaterra, em abril de 1965, e levou seis semanas.
  • O filme foi produzido com um orçamento de £ 180.000.
  • Embora o planeta no qual a ação ocorre não seja mencionado no filme, ele é identificado retroativamente como Skaro na sequência, correspondendo ao nome dado na série de televisão.
  • O ator Barrie Ingham discutiu a produção em uma entrevista na Austrália em 1976 para o fanzine Zerinza.

Em uma entrevista, Peter Cushing declarou que ele acreditava que sua encarnação humana do Doutor era canônica, e que sua versão cinematográfica do Doutor e a do Doutor da televisão foram interligados pelo Artesão Celestial. Sua teoria era de que o seu Doutor é uma encarnação futura sequestrada pelo Artesão, que "limpou sua memória e o fez reviver algumas de suas aventuras anteriores".

Os Daleks foram redesenhados para sua aparição nos cinemas, com bases maiores que os faziam ser mais altos e imponentes (os Daleks televisivos mediam apenas um metro e meio), luzes vermelhas nas cúpulas e alguns deles com uma pinça metálica, no lugar do habitual "batedor de ovos". Também lhes foram dados um visual mais colorido, que certamente inspirou o "Novo Paradigma" da Série Atual.

Originalmente, os Daleks iam estar armados com lança-chamas, mas a ideia foi vetada por segurança e medo de que fossem aterrorizantes demais para os mais pequenos. Em seu lugar, as armas dos vilões produziam jatos de gás de dióxido de carbono a partir dos extintores montados no interior. Alguns dos Daleks secundários foram feitos de moldes de fibra de vidro para cenas de multidão, e podem ser distinguidos pela forma diferente do "pescoço" em suas seções intermediárias.

A BBC usou três dos Daleks deste filme para A Perseguição, e, como este arco foi transmitido antes da estreia do longa-metragem, a história foi a que se estreou oficialmente esse novo design de Dalek.

A Souvenir Press publicou um livro de colorir para crianças em 1965, com ilustrações fotográficas coloridas do filme nas capas dianteira e traseira e a Dell Comics publicou uma adaptação em quadrinhos do filme em 1966.

De 1965 a 1967, o gibi da TV Century 21 apresentava uma história em quadrinhos Dalek de uma página por edição. A partir de janeiro de 1966, os artistas Eric Eden e Ron Turner descreveram os Daleks usando elementos do design do filme, incluindo garras mecânicas, grandes bases e luzes de cúpula. Também foram produzidos artigos sobre os Daleks e os filmes, e, na edição 28, publicada em 28 de julho de 1965, foi organizada uma competição com os três filmes Daleks, além de 450 itens de outras mercadorias Dalek, oferecidos como prêmios.

No filme Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (coescrito pelo colaborador de longa data de Dr. Who, Bob Baker), uma tenda é brevemente vista exibindo o Dr. Hoe e os Garlics, uma referência a este filme.

Barrie Ingham, que interpretou Alydon aqui, fez o personagem Paris em Os Criadores de Mitos.

Na novelização de O Dia do Doutor, Kate Stewart revela a Clara Oswald que este filme e sua sequência foram inspirados nas aventuras reais do Doutor, que o Doutor emprestou a Peter Cushing um de seus casacos e que os dois eram "grandes amigos".