quinta-feira, 4 de abril de 2019

Uma Aventura no Tempo e Espaço

Divulgação
Uma Aventura no Tempo e Espaço, ou An Adventure in Space and Time, é um telefilme do gênero docudrama lançado em 21 de novembro de 2013 na BBC Two para comemorar o 50º aniversário da série.

Sinopse:

Este episódio especial viaja pelo tempo até 1963 e mostra como o amado Doutor apareceu pela primeira vez nas telas. William Hartnell sentia-se preso a uma sucessão de papéis de homens durões. Verity Lambert estava no início de carreira em produção, frustrada pelos telhados de vidro da indústria televisiva. Ambos encontraram uma esperança pouco provável e desafios inesperados na forma de um seriado para o fim de tarde, recheado com viagens no tempo e monstros! Aliados a uma incrível equipe, eles continuaram a ideia e criaram o seriado mais longo de toda a ficção científica.

Curiosidades e Bastidores:

Foto: Reprodução/Enjoei
Este filme foi publicado em DVD no Brasil em 2015 pela Paris Filmes, reprodução da capa logo acima. Confira o rip do DVD do filme no Arquivo Ômega, e não esqueça dos extras.

Mark Gatiss apresentou pela primeira vez de um roteiro similar ao deste filme à BBC no 40º aniversário da série em 2003, enviando a proposta a BBC Four. No entanto, a BBC rejeitou a proposta, dizendo a Gatiss que não havia espaço ou orçamento disponível. Dez anos antes, no 30º aniversário de Dr. Who em 1993, o diretor de cinema Kevin Davies havia proposto à BBC um projeto similar intitulado A Lenda Começa (The Legend Begins). Essa proposta mesclaria entrevistas documentais com os responsáveis pela criação de Dr. Who com uma dramatização mostrando o início do programa. Ao final, a dramatização foi abandonada para criar um documentário padrão mostrando a história completa da série até então, emitido na BBC One como Dr. Who: Trinta Anos na TARDIS (Doctor Who: Thirty Years in the TARDIS) em novembro de 1993. Quando entrevistado em 2003, Mark Gatiss disse que não sabia dessa proposta de Davies quando teve a ideia do seu telefilme.

Para tornar o filme compreensível para uma audiência geral, nem todo o pessoal envolvido na criação de Dr. Who é representado. Por exemplo, o papel do editor de roteiros original, David Whitaker, fundiu-se com o do produtor associado Mervyn Pinfield; O co-criador Donald Wilson e o escritor C.E. Webber também estão excluídos.

Parte da produção envolveu a recriação de cenas da Série Clássica, incluindo episódios perdidos, como os de Marco Polo. Gatiss também tinha a ambição de recriar a morte de Sara Kingdom de O Plano Mestre dos Daleks usando a sua intérprete original, Jean Marsh, para interpretar a Sara cada vez mais envelhecida, e usar imagens em Super 8 de uma recriação da sessão de fotos da Radio Times para Os Três Doutores[arco indisponível, no momento], mas o orçamento não acomodou essas ambições.

As filmagens começaram em fevereiro de 2013. Elas ocorreram principalmente nos Wimbledon Studios em Londres, e no BBC Television Center. No dia 17, algumas cenas foram filmadas na ponte de Westminster, em Londres. Foram usadas réplicas dos Daleks da década de 1960 cruzando a ponte, recriando a famosa cena de A Invasão Dalek da Terra. Nas cenas dentro dos estúdios, foram filmadas cenas replicando os primeiros estúdios de produção da série nos Lime Grove Studios, mostrando câmeras e equipamentos de estúdio de 1963.

David Bradley interpreta o ator do Primeiro Doutor, William Hartnell, e Brian Cox o diretor de dramas da BBC, Sydney Newman, a força por trás da criação do programa. Jessica Raine é a intérprete da primeira produtora do programa, Verity Lambert, e Sacha Dhawan interpreta o primeiro diretor, Waris Hussein. O papel de Carole Ann Ford, atriz que interpretou a neta do Doutor, Susan Foreman, está a cargo de Claudia Grant. William Russell e Jacqueline Hill, intérpretes dos primeiros companheiros do Doutor, são interpretados por Jamie Glover e Jemma Powell.

O próprio William Russell aparece no filme, interpretando um personagem chamado Harry, e sua antiga colega Carole Ann Ford também aparece, no papel de Joyce, a mulher que avisa seus filhos para entrarem em casa, pois Dr. Who está passando na televisão. No final de Uma Aventura no Tempo e Espaço, até Patrick Troughton, o Segundo Doutor, aparece, interpretado por Reece Shearsmith.

Outros intérpretes incluem Sarah Winter como Delia Derbyshire, a membro da BBC Radiophonic Workshop que criou o arranjo original da conhecida melodia musical da série, e o ator Peter Hawkins, que dava voz aos primeiros Daleks, interpretado por Nicholas Briggs, encarregado de dar voz aos Daleks na série desde 2005. Mark Eden, que interpretou o personagem que dá nome ao arco Marco Polo, interpretou Donald Baverstock. E Jeff Rawle, que esteve no arco Frontios, interpretou Mervyn Pinfield. Jean Marsh (Sara Kingdom em O Plano Mestre dos Daleks) e Anneke Wills (Polly Wright de As Máquinas de Guerra a O Décimo Planeta), que interpretaram duas das companheiras do Doutor de Hartnell, também apareceram no filme, durante a festa de despedida de Verity Lambert.

Arte Relacionada:
Divulgação