Divulgação |
As Sementes da Morte, ou The Seeds of Death, é o quinto arco da 6ª Temporada da Série Clássica.
Episódios:
Data de estreia de cada episódio:
25 de janeiro de 1969
1º de fevereiro de 1969
8 de fevereiro de 1969
15 de fevereiro de 1969
8 de fevereiro de 1969
15 de fevereiro de 1969
22 de fevereiro de 1969
1º de março de 1969
Duração total dos seis episódios: 2:26:51
Duração total dos seis episódios: 2:26:51
Sinopse:
No final do século XXI, uma tecnologia de teletransporte chamada "T-Mat" substituiu todas as formas tradicionais de transporte, permitindo que pessoas e objetos viajem instantaneamente para qualquer lugar da Terra, resultando no fim da exploração espacial tripulada devido à facilidade de vida no planeta. No entanto, algo está errado na estação de retransmissão do T-Mat na Lua e, quando sistema falha, os responsáveis por ele, o comandante Radnor e sua assistente Gia Kelly, recorrem ao professor Eldred para ajudar. O Doutor, Jamie e Zoe, que estavam em museu de foguetes comandado por Eldred, se voluntariam para tripular um foguete até a estação.
Ao chegarem na Lua, eles descobrem que a estação foi invadida por Guerreiros do Gelo, uma raça marciana militante.
Esta história introduz o conceito do sistema de castas na sociedade marciana, apresentando duas classes de marcianos, os Guerreiros do Gelo, que já haviam aparecido em Os Guerreiros do Gelo, e os Senhores do Gelo. Fica claro no final do primeiro episódio que todos os guerreiros estão subordinados ao Senhor do Gelo Slaar. Além disso, a história indica que existe até uma hierarquia entre as classes do Senhor do Gelo quando o Grande Marechal é apresentado no episódio cinco. Isso é mostrado no fato de que Slaan recebe ordens do Grande Marechal uma vez que os Senhores do Gelo tiveram o T-Mat sob seu controle. A aparência dos marcianos também está ligada ao seu sistema de castas. Enquanto os Guerreiros do Gelo tendem a usar armaduras reptilianas pesadas com elmos grandes, os Senhores do Gelo usam um uniforme mais fino e menos pesado, com um elmo mais decorativo.
Embora a tecnologia de transporte de matéria tenha aparecido pela primeira vez em Doctor Who em O Plano Mestre dos Daleks, ela foi então chamada de "disseminação de partículas". Nesta história foi chamada de "T-Mat", e histórias posteriores optariam pelo termo "transmat" para descrever a tecnologia que se tornaria uma constante na série.
Um modelo de mapa astral que pode ser visto na aventura do Primeiro Doutor, O Planeta Teia, aparece no museu, embora nenhuma menção de qualquer origem seja feita.
O título provisório desta história era Os Senhores do Planeta Vermelho.
Embora Brian Hayles seja creditado como o único autor da história, o editor do roteiro Terrance Dicks reescreveu os episódios 3 a 6, em parte porque considerou o final original de Hayles carente de gancho e também porque era inútil, já que Jamie McCrimmon seria substituído por um novo companheiro chamado Nik nesta história, mas o ator Frazer Hines adiou sua saída. Dicks foi creditado na capa do lançamento do VHS por seu trabalho na redação do arco.
Patrick Troughton não aparece no episódio 4, pois estava de férias no momento das filmagens. Um dublê o substitui em algumas cenas em que o Doutor aparece inconsciente no chão.
Sonny Caldinez, que interpretou o segundo em comando de Slaar, é o único ator a aparecer como o Guerreiro do Gelo em todas as quatro histórias da Série Clássica em que a raça aparece. Caldinez também apareceu em A Maldade dos Daleks como Kemel.