segunda-feira, 22 de julho de 2019

030 - O Poder dos Daleks*

Divulgação
O Poder dos Daleks, ou The Power of the Daleks, é o terceiro arco da 4ª Temporada da Série Clássica.


Episódios:

Este arco contém todos os episódios reconstruídos em animação. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Data de estreia de cada episódio:
5 de novembro de 1966
12 de novembro de 1966
19 de novembro de 1966
26 de novembro de 1966
3 de dezembro de 1966
10 de dezembro de 1966

Duração total dos seis episódios: 2:25:03

Sinopse:

Ben e Polly acabam de testemunhar o Doutor, no chão da TARDIS, renovar-se, como o próprio diz. Polly está convencida de que esse homem é o Doutor, mas Ben pensa que é um impostor, porque ele nega a confirmar ou desmentir a sua identidade. Nisso, a TARDIS leva os três ao planeta Vulcan, onde, ao chegar, o Doutor é testemunha do assassinato do examinador, um homem enviado da Terra para verificar a colônia humana no planeta. Depois de conferir o corpo morto, o Doutor descobre uma medalha que lhe dá acesso a todas as áreas da colônia humana sem perguntas. Uma equipe de segurança escolta os três viajantes do tempo, que fingem ser o examinador e seus ajudantes, para a colônia. Lá, o Doutor, Ben e Polly descobrem que o examinador foi convocado por Quinn, representante do governo, para que investigue um grupo de rebeldes. Enquanto isso, Lestestorn, cientista da colônia, descobre uma cápsula espacial Dalek.

Curiosidades e Bastidores:

BabelColour
A foto acima é uma raridade tirada durante a produção de O Poder dos Daleks. Esta foto nunca foi publicada antes e vem da coleção do cenógrafo Derek Dodd. Apesar de os episódios não serem coloridos originalmente, a foto é, sem nenhuma edição.

Em 2016, 50 anos depois de sua primeira exibição, foi publicada uma reconstrução animada do arco com o áudio original e integral dos episódios.

Continuidade:
  • O Doutor encontra um punhal na TARDIS que disse ter conseguido durante os eventos de A Cruzada.
  • No segundo episódio, o Doutor menciona seu encontro com Marco Polo.
  • Este é o único arco do Segundo Doutor em que o companheiro Jamie McCrimmon não aparece.
Entre os títulos provisórios estavam O Destino de Doutor Quem (The Destiny of Doctor Who) e Servos de Mestres (Servants of Masters).

Bernard Archard, ator que o diretor Christopher Barry queria que interpretasse o personagem Bennett em O Resgate, mas não conseguiu que ele fizesse isso, teve sucesso em trazer o ator para participar de O Poder dos Daleks.

Anneke Wills estava de férias no período da gravação do episódio 4, por isso a ausência de sua personagem. Do mesmo modo, Ben esteve ausente no episódio 5.

Edward Kelsey, que aqui interpreta Resno, apareceu anteriormente em Os Romanos.

A regeneração do Doutor deveria ser uma mudança metafísica "horripilante". Os produtores compararam isso a droga alucinógena LSD, que teve o efeito colateral de "horror infernal e frio".

O episódio 6 foi gravado usando o sistema de 625 linhas antes da transição oficial, embora tenha sido telerecordado em filme de 35mm, em vez de vídeo.

As fitas mestre de todos os seis episódios foram apagadas no final da década de 1960, enquanto as cópias da BBC Enterprise em 16mm para vendas externas foram destruídas em 1974. Os negativos de 35mm do episódio 6 foi jogado fora em 1970. Alguns clipes de vários episódios sobreviveram, focando principalmente nos Daleks. Além disso, existem algumas filmagens feitas por um fã australiano em um filme de 8mm, mostrando breves momentos dos primeiros movimentos do novo Doutor na TARDIS.

As cópias australianas de O Poder dos Daleks foram devolvidas e descartadas em junho de 1975. Apenas dois outros países compraram a história devido à restrição das vendas de Daleks pela Terry Nation: a New Zealand Broadcasting Corporation em 1968, que então enviou suas cópias à RTS em Cingapura em 1972. O sucessor da RTS, a Mediacorp, diz que eles não possuem cópias, e o que aconteceu com essas fitas é atualmente desconhecido.